A disciplina de Práticas Experimentais é um novo componente curricular do Programa de Ensino Integral do Governo Estadual de São Paulo, este componente está sendo desenvolvido somente nas escolas de período integral da rede estadual. O objetivo com a disciplina de Práticas Experimentais, é que aconteça uma imersão dos estudantes na Ciência através da observação, criatividade, imaginação, experimentação e contestação de fatos, hipóteses e com isso busca instigar o interesse pelo universo da Ciência e o desenvolvimento acadêmico. Para desenvolver tal objetivo desse novo componente, este trabalho busca por meio de um relato demonstrar como tem sido a experiência de uma professora de Ciências com o desenvolvimento de aulas práticas, mas que ainda envolvam métodos mais ativos e que realmente proporcionem aos estudantes o interesse científico. Através de pesquisas e a experiência como professora, percebe-se que os estudantes quando colocados como protagonistas em seu processo de ensino e aprendizagem, podem perceber um significado de pertencimento, sentir que ao participar ativamente podem refletir e desenvolver um pensamento crítico sobre a sua realidade. Portanto, neste trabalho relatamos o uso das metodologias ativas nas aulas, ainda quais foram a percepção na visão de uma professora com a aplicação desses métodos, a participação e o engajamento dos estudantes. As aulas foram desenvolvidas integralmente no Laboratório de Ciências disponível na escola, algumas das metodologias ativas utilizadas foram a rotação por estações, gamificação, experimentação e a sala de aula invertida, os materiais utilizados foram de baixo custo e fácil acesso o que pode incentivar a prática de mais professores que procuram também desenvolver o interesse científico em seus estudantes.