Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O APLICATIVO INFOASTRO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM EM ASTRONOMIA: LIMITES E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 19 - Tecnologias e Educação
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Baseando-se no segmento educacional e visando a melhor absorção de conteúdos por parte dos alunos da disciplina de física, foi desenvolvido o app “InfoAstro”. Disponível para a plataforma Android, objetiva disponibilizar conteúdos de física astronômica, abordando conteúdos de forma lúdica e prazerosa, sem dar ênfase às fórmulas e expressões ensinadas tradicionalmente na escola. O aplicativo permite desenvolver aplicativos Android usando um navegador da Web, e um telefone ou emulador conectados. Para os docentes, o aplicativo visa o aperfeiçoamento didático, pois melhora o aspecto ensino-aprendizagem em astronomia, deixando os conteúdos e atividades mais interativos, contextualizados e adequados às novas tendências tecnológicas, que complementam o ensino presencial. Conclui-se que a criação de aplicativos visa o aperfeiçoamento do ensino e da ciência na perspectiva da inovação nas escolas e demais instituições que favorecem o processo ensino-aprendizagem. 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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

A ascensão do uso das tecnologias móveis pela população em geral indica que os mobile devices (dispositivos móveis) estão se tornando cada vez mais relevantes e indispensáveis no dia a dia das pessoas. No ensino, esse tipo de recurso tecnológico tem auxiliado a prática pedagógica, principalmente por meio de aplicativos, conhecidos como “apps”. Baseando-se no segmento educacional e visando a melhor absorção de conteúdos por parte dos alunos da disciplina de física, foi desenvolvido o app “InfoAstro”. Disponível para a plataforma Android, objetiva disponibilizar conteúdos de física astronômica, abordando conteúdos de forma lúdica e prazerosa, sem dar ênfase às fórmulas e expressões ensinadas tradicionalmente na escola. O aplicativo permite desenvolver aplicativos Android usando um navegador da Web, e um telefone ou emulador conectados. Para os docentes, o aplicativo visa o aperfeiçoamento didático, pois melhora o aspecto ensino-aprendizagem em astronomia, deixando os conteúdos e atividades mais interativos, contextualizados e adequados às novas tendências tecnológicas, que complementam o ensino presencial. Conclui-se que a criação de aplicativos visa o aperfeiçoamento do ensino e da ciência na perspectiva da inovação nas escolas e demais instituições que favorecem o processo ensino-aprendizagem. No infoastro, os dados são elementos para a construção de interface e programação dinâmica do aplicativo. Para os discentes, sua aprendizagem se torna um processo divertido e interessante, além de sanar seus possíveis bloqueios em relação ao conteúdo.

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