MELO, Elivaneide Nicolau De. Alfabetização e letramento: cocriando ações alfabetizadoras. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/90532>. Acesso em: 22/11/2024 09:58
Este artigo tem como objetivo gerar uma meditação acerca de pesquisas sobre a alfabetização e letramento e de como pode ser utilizada as ações alfabetizadoras de forma inovadora na prática docente, promovendo assim no discente o processo de leitura e escrita de forma dinâmica e prazerosa. Aprofundar o conhecimento sobre o que é alfabetizar e identificar os principais desafios da leitura e da escrita, analisar o papel da alfabetização no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Estamos vivenciando dois anos pandêmicos, onde os principais afetados foram os discentes dos anos iniciais da educação básica que não foram alfabetizados, a partir disso são necessários estudos e ações de como cocriar estrátegias inovadoras que sanem os prejuízos da pandemia em relação a educação. Neste artigo foi o utilizado o método de pesquisa bibliográfica qualitativa, como resultado deste estudo foi possível observar que criando práticas inovadoras que estimulem a alfabetização e o letramento aos quais esses elementos são importantes no contexto escolar, que gera motivação, engajamento e muitos outros benefícios, também foi identificado que há necessidade de mais estudos científicos que apontem inovações metodológicas que possa melhorar as práticas alfabetizadoras.