A avaliação da aprendizagem nos últimos anos vem sendo um tema bastante discutido nos debates pedagógicos, porém, em muitas de suas análises e reflexões nem sempre obtêm respostas satisfatórias no que se refere à avaliação da aprendizagem. Este trabalho tem como objetivo identificar as concepções sobre avaliação da aprendizagem dos professores do ciclo de alfabetização da rede pública municipal de São Raimundo Nonato – PI. De tal forma que venha explicitar os procedimentos e os instrumentos avaliativos utilizados pelos professores para a aferição do conhecimento adquirido pelo aluno. Para essa pesquisa buscou-se auxilio na literatura, onde reunindo autores como: Luckesi (2011), Alvarez Méndez(2002), Esteban(2008), Teixeira e Nunes(2008) e Hoffmann (2014) que tratam o tema “Avaliação”, partindo de uma perspectiva que a avaliação da aprendizagem é um suporte metodológico indispensável para a efetivação de um ensino democrático e inovador. Tomou-se como caminho metodológico a pesquisa qualitativa descritiva, utilizando como instrumento de coleta de dados, o questionário que contou com a participação de vinte professores. Os dados, coletados foram submetidos a análises e posteriormente confrontados com o referencial teórico, permitindo assim, constatar que os professores acreditam realizar uma avaliação formativa que favorece ao desenvolvimento intelectual do aluno. No entanto, com base nos achados, alguns ainda na maioria das vezes ao avaliar o aluno, utilizam métodos avaliativos onde há uma forte predominância da avaliação classificatória.