SOUSA, Samuel et al.. Iniciação a docência: um relato de experiência na ejai. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88320>. Acesso em: 22/12/2024 18:40
A Educação de jovens, adultos e idosos (EJAI) é uma modalidade de ensino que tem por objetivo desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade para as pessoas sem idade escolar e sem oportunidade. Quanto a iniciação à docência é uma etapa de grande importância, sendo ela indispensável no que diz respeito ao processo constante de aprender a ser professor. As temáticas são relevantes para o campo educacional, o que justifica o desenvolvimento de estudos como este. O presente artigo tem como objetivo apresentar um relato de experiência sobre a iniciação a docência na EJAI. A metodologia foi pautada na abordagem qualitativa com uma aproximação com a perspectiva da pesquisa narrativa (auto) biográfica, pois concebe um relato de experiência da inciacão a docência vivida pelo autor na EJAI na Escola Municipal Vitor Costa no povoado Vargem Grande na cidade de Magalhães de Almeida - MA. Apresenta um referencial teórico com concepções de formação inical, iniciação a docência, bem como aspectos importantes sobre a EJAI. Nos resultados e discussões apresenta o relato do autor sobre a sua iniciação a docência na EJAI seguido das suas compreenções e sentidos acerca da experiência vivida nesta modalidade de ensino. Conclue que à docência na EJAI faz com que os professores, sobretudo, os iniciantes sintam a necessidade de sempre melhorar buscando o aperfeiçoamento e aprimoramento para uma formação continuada de qualidade, uma vez que somente com uma boa qualificação será possível contribuir com a formação daqueles que não tiveram acesso ou foram excluídos da escola.