Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89142
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2349
    "inscrito_id" => 9667
    "titulo" => "PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9667_TB2349_31072022151510.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES"
    "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89142
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2349
    "inscrito_id" => 9667
    "titulo" => "PORTFÓLIO REFLEXIVO, UM INTRUMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS"
    "resumo" => "Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9667_TB2349_31072022151510.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA APARECIDA NEVES"
    "autor_nome_curto" => "APARECIDA NEVES"
    "autor_email" => "cidaufrr@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA (UFRR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Este trabalho representa o recorte de uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo principal, busca compreender em que termos o portfólio reflexivo se configura como dispositivo de formação e constituição identitária, no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas/UFRR. Os portfólios em estudo foram elaborados por licenciandos, enquanto cursavam as disciplinas de Portfólio de Ensino de Ciências e Biologia (PECB I a V), que juntas somam 90 horas e acontecem em cinco, dos nove semestres do curso. Estas disciplinas foram incluídas no currículo do curso em 2011, como uma estratégia para aproximar a dimensão teórica da prática, de modo que esta permeasse todas as disciplinas ao longo do percurso de formação dos futuros docentes, por meio dos relatos autobiográficos. Compoem o corpus desta pesquisa, os portfólios de egressos do curso no período de 2014 a 2018, que exerçam ou, já tenham exercido a docência por pelo menos um semestre. A pesquisa de natureza qualitativa, com enfoque no método (auto)biográfico, tem o aporte da hermenêutica interpretativa para análise, seguindo a orientação do arco hermenêutico (explicar e compreender), que conduz à interpretação do sentido do texto. A estratégia tem se revelado revolucionária, uma vez que, por meio do portfólio, o professor em formação, seleciona os trabalhos que demonstram ser mais significativos em sua trajetória de aprendizagem, analisa as atividades ou trabalhos/produtos desenvolvido nas disciplinas de formação específicas, considerando a sua aplicação na Educação Básica, os processos de elaboração, bem como os conhecimentos que foram articulados para desenvolvê-las. Por outro lado, considerando a importância da reflexão nos processos de formação, mediada pela escrita de si, compreendemos, que dar voz aos sujeitos em formação, tem promovido um exercício de autonomia, permitindo-lhes (re)construir o vivido por meio de palavras e imagens.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.