Este trabalho aborda percepções de alunos matriculados no curso de Licenciatura em Física do Cefet Petrópolis, buscando compreender os fatores que têm impactado a permanência e a evasão destes estudantes. Nosso referencial traz as discussões de PRADO (1990), BARROSO (2004), ARRUDA (2006), SAVIANI ( 2009) e ROSA (2014), dentre outros autores, que discutem a temática abordada neste texto. Utilizamos como metodologia a pesquisa quantitativa-qualitativa para auxiliar na aplicação e na análise dos dados de um questionário disponibilizado via google forms, para que todos os alunos matriculados, desde os períodos iniciais até o último período, pudessem responder e escrever suas considerações sobre o curso. No que se refere à evasão, pudemos investigar que os altos índices estão relacionados à forma como alguns professores conduzem o curso e as suas disciplinas, assim como ao alto índice de reprovações e ao não interesse dos alunos em de fato cursarem uma licenciatura, pela falta de incentivo à profissão docente. Concluímos que é necessário pensar em: políticas mais fortes de permanência; políticas de formação continuada para os docentes do ensino superior, no que diz respeito à formação pedagógica e aprofundamentos na relação universidade e escola para uma formação docente mais contextualizada.