Artigo Anais do VIII Seminário Corpo, Gênero e Sexualidade, IV Seminário Internacional Corpo, Gênero e Sexualidade e IV Luso-Brasileiro Educação em Sexualidade, Gênero, Saúde e Sustentabilidade

ANAIS de Evento

ISBN: 978-65-86901-66-5

“DOCÊNCIA COMO SONHO E COMO DOM”: UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DSCURSIVAS DA FEMINILIZAÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE EM RELATOS DE MULHERES REITORAS

Palavra-chaves: REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA PATRIARCAL, ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA, FEMINIZAÇÃO DO MAGISTÉRIO, , Comunicação Oral (CO) ET 16 - Gênero e Profissionalização Docente: Desafios do Tempo Presente
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Publicado em 19 de outubro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO OBJETIVA ANALISAR DE QUE FORMA AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS APARECEM EM RELATOS DE MULHERES REITORAS DO ESTADO DE MINAS GERAIS NA OCASIÃO EM QUE ELAS FORAM ENTREVISTADAS PARA A ELABORAÇÃO DE UMA TESE DE DOUTORADO PRODUZIDA PELA AUTORA. PARA TAL, FORAM ELENCADAS CATEGORIAS TEÓRICAS DA ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA DE FAIRCLOUGH(1999 E 2003) E HALLIDAY(2004), BEM COMO REFLEXÕES SOBRE O MAGISTÉRIO E A FEMINIZAÇÃO DO TRABALHO DOCENTE. COM AS ANÁLISES DE TRECHOS, PERCEBEU-SE COMO AS REPRESENTAÇÕES DISCURSIVAS REFORÇAM A FORMAÇÃO IDENTITÁRIA DAS ENTREVISTADAS, QUE AINDA CARREGAM EM SEUS DISCURSOS MUITO DO DISCURSO PATRIARCAL, MUITO MAIS LIGADO À EMOÇÃO DO QUE À RAZÃO.

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