NESTE TRABALHO, ANALISAMOS O MATERIAL DE CAMPO DE UM PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO EM DUAS ESCOLAS PÚBLICAS PARCEIRAS NO RIO DE JANEIRO. AS OFICINAS FORAM CONDUZIDAS PELA EQUIPE DE ESTAGIÁRIAS/OS DA UERJ, TOTALIZANDO CINCO ENCONTROS REMOTOS SEMANAIS COM TRÊS TURMAS DE 2° ANO E UMA TURMA DE 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, REALIZADAS PELA PLATAFORMA MEETS. DESTACAMOS A ATIVIDADE “BAILE DE MÁSCARAS”, PROPOSTA A PARTIR DE DEMANDAS DO PERÍODO REMOTO DO ANO DE 2021 E A DIFICULDADE EM INVOCAR CORPOS E SUBJETIVIDADES NO VIRTUAL. APÓS ANÁLISE DOS RELATÓRIOS DE CAMPO, DESTACOU-SE COMO AS MÁSCARAS CONSTRUÍDAS PELAS CRIANÇAS PERMITIRAM EXPRESSÕES DE GÊNERO E IDENTIDADE PELA VIA LÚDICA, ALÉM DE, NO CONTEXTO PANDÊMICO, ASSOCIÁ-LAS COMO UMA FERRAMENTA DE EXPRESSÃO ALÉM DE UMA DE CUIDADO COM A SAÚDE.