A PRESENTE PROPOSTA DE TRABALHO PROBLEMATIZARÁ O TEMA DA COLONIALIDADE DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL A PARTIR DE UMA ANÁLISE IMAGÉTICA DE TELENOVELA MELODRAMÁTICA TURCA INTITULADA ORIGINALMENTE COMO FATMAGüL'üN SUÇU NE?, PRODUZIDA NA TURQUIA E CUJA TRADUÇÃO LITERAL PARA A LÍNGUA PORTUGUESA SIGNIFICA “QUE CULPA TEM FATMAGUL?”, OBRA QUE DENUNCIA A QUESTÃO GLOBAL EMERGENTE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER, ENTRETANTO, PARA EXIBIÇÃO NO BRASIL O TÍTULO DA OBRA FOI ALTERADO PARA “FATMAGUL, A FORÇA DO AMOR”. DESTA FORMA, O OBJETIVO GERAL DESTE TRABALHO BUSCA ENTENDER OS REFLEXOS DA COLONIALIDADE DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA GÊNERO CONTRA MULHER POR MEIO DA TELEDRAMTURGIA. NO QUE PERTINE AOS OBJETIVOS ESPECÍFICOS, BUSCAR-SE-Á COMPREENDER OS CONCEITOS DE COLONIZAÇÃO, COLONIALIDADE DE GÊNERO E FATORES HISTÓRICOS QUE FORAM DETERMINANTES NO MODO COMO A REALIDADE POSTA REFLETE NA IMPOSIÇÃO POLÍTICA, ECONÔMICA, EPISTEMOLÓGICA E MIDIÁTICA COLONIAL NO BRASIL; COMPREENDER A RELAÇÃO ENTRE O PODER, VIOLÊNCIA DE GÊNERO E AS MICRO-VIOLÊNCIAS CONTRA A MULHER; E POR FIM, ANALISAR AS POSSÍVEIS RAZÕES QUE LEVARAM O VEÍCULO TELEVISIVO BRASILEIRO A ALTERAR O TÍTULO ORIGINAL DA TELENOVELA (QUE CULPA TEM FATMAGUL?), QUE SE REFERE À DENÚNCIA DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER, PARA QUE FOSSE EXIBIDA COM TÍTULO MODIFICADO “FATMAGUL, A FORÇA DO AMOR”. COM O FITO DE ALCANÇAR OS OBJETIVOS ALMEJADOS, A METODOLOGIA A SER UTILIZADA SERÁ A BIBLIOGRÁFICA, NO QUAL O MÉTODO DE ABORDAGEM APLICADO SERÁ O DEDUTIVO, PARTINDO DA ANÁLISE IMAGÉTICA DE TELENOVELA TURCA MELODRAMÁTICA INTITULADA FATMAGüL'üN SUÇU NE?, DE FORMA QUE A PESQUISA SERÁ PRODUZIDA EM TRÊS ETAPAS, QUE ABARCAM TAMBÉM ALGUMAS DAS HIPÓTESES TRAZIDAS NO ESTUDO. A PRIMEIRA ETAPA REALIZARÁ UM BREVE EXAME NA TELENOVELA FATMAGüL'üN SUÇU NE? (2010), ADAPTADA DO LIVRO “FATMAGüL'üN SUÇU NE?”(1970), DO AUTOR VEDAT TüRKALI, CUJO OBJETIVO ERA DENUNCIAR A VIOLÊNCIA CONTRA MULHER, O ESTUPRO E A IMPUNIDADE NA SOCIEDADE TURCA POR MEIO DE UMA HISTÓRIA REAL, GANHANDO OS CANAIS DE TELEVISÃO E ALCANÇANDO SUCESSO INTERNACIONAL COMO TELEDRAMATURGIA, SENDO TAMBÉM UTILIZADA COM FINS COMERCIAIS E EXPORTAÇÃO, MOTIVO PELO QUAL A TELENOVELA NÃO RETRATA ESPECIFICAMENTE A CULTURA DA TURCA, DE MODO QUE O PRESENTE ESTUDO NÃO PORMENORIZARÁ TAIS ASPECTOS CULTURAIS, ABORDANDO A QUESTÃO GLOBAL E EMERGENTE DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA A MULHER. COMO SEGUNDA ETAPA, MEDIANTE O USO DE IMAGEM, TELEDRAMATURGIA E A RECONHECIDA CAPACIDADE DAS TELENOVELAS EM ATINGIREM GRANDE NÚMERO DE TELESPECTADORES, TRANSCENDENDO O ENTRETENIMENTO, ADENTRANDO NA MANIFESTAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL, SERÁ REALIZADO UM DIÁLOGO COM AS IMAGENS DA JUSTIÇA, DIREITOS HUMANOS, CRIMINOLOGIA, COLONIALIDADE, GÊNERO, ABARCANDO AS REFLEXÕES JURÍDICAS ACERCA DA COLONIALIDADE DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL, QUE DETERMINOU A RELAÇÃO PATRIARCAL E HETERONORMATIVA EM DETRIMENTO DO GÊNERO FEMININO, PARA ENTÃO SEREM EXAMINADOS OS MOTIVOS QUE LEVARAM A ROMANTIZAÇÃO OU MODIFICAÇÃO DO TÍTULO DA NOVELA PARA O PÚBLICO BRASILEIRO. NA TERCEIRA ETAPA, AINDA PERMEADO PELA ANÁLISE DA TELENOVELA, SERÃO ANALISADAS AS CONDICIONANTES IMPOSTAS A IMAGEM DA MULHER E A RELAÇÃO COM A DOMINAÇÃO E VIOLÊNCIA DE GÊNERO, BEM COMO A EXISTÊNCIA DE IMPUNIDADES E MICRO-VIOLÊNCIAS. NESTE ARCABOUÇO, QUESTIONA-SE: COMO A COLONIALIDADE DE GÊNERO E A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER NO BRASIL SE REFLETEM POR MEIO DA IMAGEM DA MULHER E TELEDRAMATURGIA NO PAÍS? ESTE ESTUDO SE JUSTIFICA PELA IMPORTÂNCIA DO TEMA DA DECOLONIALIDADE E DA VIOLÊNCIA DE GÊNERO CONTRA MULHER, COM VISTAS A UM PENSAR CONTRA-HEGEMÔNICO E VIA DE CONSEQUÊNCIA, DECOLONIAL, SENDO IMPRESCINDÍVEL TAMBÉM A APROPRIAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DA FORMA COMO O PODER ESTÁ ESTRUTURADO PARA DOMINAÇÃO, EXPLORAÇÃO E CONFLITO ENTRE ATORES SOCIAIS, UMA VEZ QUE ESTA ORGANIZAÇÃO, SE REFLETE NA ESTRUTURA DA VIOLÊNCIA DE SEXO E/OU GÊNERO E NA COLONIALIDADE DE GÊNERO, PARA O FIM DE FOMENTAR PROCESSOS CRIATIVOS CONTRACULTURALISTAS EM MEIO ÀS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS ATUAIS NO CENÁRIO BRASILEIRO, TANTO NA PARA SUA CRIAÇÃO, PROPAGAÇÃO E OS IMPACTOS AOS SEUS DESTINATÁRIOS.