O SCRATCH COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87344 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "O SCRATCH COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A utilização de metodologias ativas dentro do contexto educacional é algo que vem sendo debatido e inserido no cotidiano escolar gradativamente. Quando tratamos sobre o ensino de Ciências e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental, existem grandes deficiências nas formas de desenvolvimento de metodologias que possibilitem uma interação eficiente entre os alunos, os conteúdos abordados e o professor. Assim sendo, este trabalho visa apresentar um recurso didático sobre o conceito e a utilização do Scratch, um recurso didático metodológico inovador para o ensino de Ciências-Matemática. Em termos metodológicos, além do levantamento bibliográfico, levou-se em consideração o uso de computadores no âmbito escolar e a análise da utilização das TIC’s na formação continuada do saber docente e discente. O principal objetivo da utilização desta metodologia é auxiliar os alunos na criação de jogos e que possuem dificuldades com os conteúdos de ciências-matemática, bem como entregar ao professor mais uma nova ferramenta para o desenvolvimento do seu trabalho. Este projeto propõe uma utilização destes jogos educacionais, este, por sua vez, está em fase de andamento através do desenvolvimento de oficinas nas turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teófilo Rego na cidade de Pau dos Ferros-RN em parceria com o IFRN. Os resultados e considerações finais terão por base o levantamento descritivo e analítico do estudo sobre como o professor de Ciências e Matemática pode utilizar-se de recursos inovadores para a construção de um aprendizado satisfatório multi-interdisciplinar, sob a ótica da ferramenta Scratch e outras TIC’s complementares. Por fim, é notável perceber que, com a utilização dessas metodologias e práticas de ensino é possível o desenvolvimento de jogos educacionais digitais que podem proporcionar a construção de um conhecimento pautado na ludicidade e interatividade, atraindo, portanto, a curiosidade e, posteriormente, a atenção dos alunos. Tudo isso proporcionando uma interface entre a Ciências, Matemática e as Inovações Tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID242_TB47_03052022170520.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL DOUGLAS BATISTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MICHAEL DOUGLAS ARAÚJO" "autor_email" => "prof.mikemat@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87344 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 47 "inscrito_id" => 242 "titulo" => "O SCRATCH COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A utilização de metodologias ativas dentro do contexto educacional é algo que vem sendo debatido e inserido no cotidiano escolar gradativamente. Quando tratamos sobre o ensino de Ciências e Matemática no âmbito do Ensino Fundamental, existem grandes deficiências nas formas de desenvolvimento de metodologias que possibilitem uma interação eficiente entre os alunos, os conteúdos abordados e o professor. Assim sendo, este trabalho visa apresentar um recurso didático sobre o conceito e a utilização do Scratch, um recurso didático metodológico inovador para o ensino de Ciências-Matemática. Em termos metodológicos, além do levantamento bibliográfico, levou-se em consideração o uso de computadores no âmbito escolar e a análise da utilização das TIC’s na formação continuada do saber docente e discente. O principal objetivo da utilização desta metodologia é auxiliar os alunos na criação de jogos e que possuem dificuldades com os conteúdos de ciências-matemática, bem como entregar ao professor mais uma nova ferramenta para o desenvolvimento do seu trabalho. Este projeto propõe uma utilização destes jogos educacionais, este, por sua vez, está em fase de andamento através do desenvolvimento de oficinas nas turmas do 8º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Teófilo Rego na cidade de Pau dos Ferros-RN em parceria com o IFRN. Os resultados e considerações finais terão por base o levantamento descritivo e analítico do estudo sobre como o professor de Ciências e Matemática pode utilizar-se de recursos inovadores para a construção de um aprendizado satisfatório multi-interdisciplinar, sob a ótica da ferramenta Scratch e outras TIC’s complementares. Por fim, é notável perceber que, com a utilização dessas metodologias e práticas de ensino é possível o desenvolvimento de jogos educacionais digitais que podem proporcionar a construção de um conhecimento pautado na ludicidade e interatividade, atraindo, portanto, a curiosidade e, posteriormente, a atenção dos alunos. Tudo isso proporcionando uma interface entre a Ciências, Matemática e as Inovações Tecnológicas." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID242_TB47_03052022170520.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHAEL DOUGLAS BATISTA DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "MICHAEL DOUGLAS ARAÚJO" "autor_email" => "prof.mikemat@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }