FORMAÇÃO OMNILATERAL: CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA A EDUCAÇÃO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86941 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "FORMAÇÃO OMNILATERAL: CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho abordará a formação omnilateral como um meio para alcançar a emancipação do subalterno através da educação. Essa educação não possui um carácter imediatista, nem tão pouco reprodutivista, características inelimináveis do sistema capitalista segregador. Adjunto a isso, objetiva-se entrelaçar as contribuições de Gramsci que discorre sobre como poderia ser construída uma educação para todos, igual e que transcende os interesses materialistas para formar um novo modelo de educação espontânea, desinteressada e crítica. Como referencial teórico, ultilizou-se os Cadernos do Cárcere 11 e 12 para fundamentar esse trabalho, além de trazer os princípios da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Por conseguinte, a metodologia é baseada em uma pesquisa bibliográfica de obras e artigos que elucidam o tema do trabalho. Nesse movimento, como resultados, notabiliza-se que ao ofertar uma formação omnilateral está se propiciando uma formação completa que foge dos ideais capitalistas de reprodução e alienação. Essa formação busca alcançar, por meio da educação, a emancipação do ser subalterno, fomentando um pensar crítico e consciente da realidade concreta. Em suma, reafirma-se que a educação é uma categoria ineliminável do ser social. Diante disso, é imprescindível que haja um movimento de conservação-superação, onde a essência do conteúdo é conservada e supera-se a maneira como será abordado e o intuito com que esse está sendo ministrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID696_TB270_22082022225314.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA FERREIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "VIRNA" "autor_email" => "virnamesquita07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86941 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 270 "inscrito_id" => 696 "titulo" => "FORMAÇÃO OMNILATERAL: CONTRIBUIÇÕES GRAMSCIANAS PARA A EDUCAÇÃO" "resumo" => "O presente trabalho abordará a formação omnilateral como um meio para alcançar a emancipação do subalterno através da educação. Essa educação não possui um carácter imediatista, nem tão pouco reprodutivista, características inelimináveis do sistema capitalista segregador. Adjunto a isso, objetiva-se entrelaçar as contribuições de Gramsci que discorre sobre como poderia ser construída uma educação para todos, igual e que transcende os interesses materialistas para formar um novo modelo de educação espontânea, desinteressada e crítica. Como referencial teórico, ultilizou-se os Cadernos do Cárcere 11 e 12 para fundamentar esse trabalho, além de trazer os princípios da Filosofia da Práxis e do Materialismo Histórico e Dialético. Por conseguinte, a metodologia é baseada em uma pesquisa bibliográfica de obras e artigos que elucidam o tema do trabalho. Nesse movimento, como resultados, notabiliza-se que ao ofertar uma formação omnilateral está se propiciando uma formação completa que foge dos ideais capitalistas de reprodução e alienação. Essa formação busca alcançar, por meio da educação, a emancipação do ser subalterno, fomentando um pensar crítico e consciente da realidade concreta. Em suma, reafirma-se que a educação é uma categoria ineliminável do ser social. Diante disso, é imprescindível que haja um movimento de conservação-superação, onde a essência do conteúdo é conservada e supera-se a maneira como será abordado e o intuito com que esse está sendo ministrado." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID696_TB270_22082022225314.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VIRNA FERREIRA DE MESQUITA" "autor_nome_curto" => "VIRNA" "autor_email" => "virnamesquita07@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }