Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: UM OLHAR VOLTADO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS EGRESSOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86794
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1492
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: UM OLHAR VOLTADO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "Esse artigo é produto de um projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos", que teve por objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem a produção do TCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1492_TB706_22082022174652.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTORIA GALINDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA GALIND"
    "autor_email" => "victoriagalindodelima@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86794
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 706
    "inscrito_id" => 1492
    "titulo" => "ANÁLISE DA FORMAÇÃO INICIAL EM MATEMÁTICA: UM OLHAR VOLTADO À PRODUÇÃO ACADÊMICA DOS EGRESSOS"
    "resumo" => "Esse artigo é produto de um projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos", que teve por objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem a produção do TCC."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1492_TB706_22082022174652.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VICTORIA GALINDO DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "VICTÓRIA GALIND"
    "autor_email" => "victoriagalindodelima@gma"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Esse artigo é produto de um projeto de iniciação científica intitulado: “Análise da Formação Inicial Ofertada pelo Curso da Graduação em Matemática do IFPE/Pesqueira: um olhar voltado à produção acadêmica dos egressos", que teve por objetivo analisar os trabalhos de conclusão de curso, bem como outras produções acadêmicas. Neste artigo procuramos analisar os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e os Artigos Científicos produzidos no Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), no campus Pesqueira (IFPE); para tanto, realizamos uma revisão de literatura e elencados os descritores para realização da análise da produção acadêmica, onde os mesmos foram catalogados para auxiliar na sistematização. Os resultados obtidos foram expostos em gráficos, tendo suas principais características comentadas. As análises referentes a esses trabalhos mostram que a temática mais abordada faz referência à pesquisa de campo, com ênfase destinando-se ao Ensino Fundamental e Ensino Médio, como também mostra que a maioria desses trabalhos tiveram como orientadores apenas dois professores. Concluímos que o número de alunos que ingressam no curso e conseguem defender o TCC e concluir o curso é baixo. Pensando nisso, sugerimos que enquanto instituição deem mais visibilidade aos trabalhos produzidos no curso em questão, sendo aprimorando a plataforma virtual da instituição e acompanhamento do discente, para que os mesmos cheguem a produção do TCC.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.