A pesquisa toma como objeto de estudo a formação de professores, envolvendo os estágios curriculares realizados em cinco (05) instituições de ensino superior: quatro no Brasil e uma em Coimbra/Portugal. A abordagem teórica que sustenta os resultados desta investigação é inovadora e original por se apoiar nos estudos sobre a teoria da Hibridação Sociocultural popularizada por Canclini (2013). Circunscreveu cinco bases de ações teórico-metodológicas: a primeira, análise documental, utilizando como referência a análise de conteúdo postulada por Bardin (2006), a segunda, entrevista focalizada, realizada com quatro formadores do componente Estágio Curricular; a terceira, curso de formação com uso combinado de aplicação de questionário misto, ao final, para setenta e nove estagiários de cursos de Licenciatura em Pedagogia; a quarta acompanhamento de seminários de ensino em turmas de Mestrado de Ensino em Coimbra e a quinta, perscrutação híbrida, constituída de momento formativo, seguido de entrevistas individual ou em pequenos grupos, e, ao final, aplicação de questionário. Os dados analisados apontam para hibridações descontínuas comuns nos dois países: IES escola campo de estágio; componentes curriculares teóricos/fundamentos estágio; metodologias estágio; conteúdo da formação conteúdo de ensino na escola campo de estágio; tempo curricular tempo do estágio; acompanhamento do estágio avaliação do estágio; formação do formador docência. E sinalizam para a compreensão epistemológica e metodológica consensual dos sujeitos dessa pesquisa de que a transformação qualitativa no estágio está diretamente vinculada à concretização de vivências híbridas teórico práticas no curso de formação, revelando que transformar o estágio curricular em espaço de real hibridação teoria prática não se constituiu como uma busca isolada, mas anseio coletivo dos sujeitos envolvidos.