Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

QUIZ DA DENGUE COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87054
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "QUIZ DA DENGUE COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "As tecnologias digitais são instrumentos culturais que possibilitam a criação de uma nova linguagem e comportamento. Mediante essa nova cultura, os estudantes de hoje apresentam novos interesses e possuem um perfil diferente para o qual o nosso sistema educacional foi criado. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo, é analisar a eficácia do game “Quiz da Dengue” para avaliar a aprendizagem dos estudantes, quanto ao conhecimento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada em três fases: avaliação diagnóstica, aplicação do Quiz e relatos de experiências, participaram deste estudo, 44 estudantes do 7º ano e duas professoras de duas escolas públicas da cidade de Fagundes na Paraíba. Os resultados demonstram que o "Quiz da Dengue” contribuiu muito com o processo educativo dos alunos de ambas as escolas. Porém, para os estudantes da escola E1, os resultados foram mais significativos, tendo em vista, que o desempenho anterior, não havia sido satisfatório, isso demonstra que o “Quiz da Dengue” foi fator preponderante para a aprendizagem dos estudantes. Esperamos que esse artigo possa de alguma forma, incentivar os professores quanto ao uso de games ou recursos digitais como alternativa para dinamizar suas aulas, possibilitando uma aprendizagem mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID977_TB730_05072022000530.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudianiedes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87054
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 730
    "inscrito_id" => 977
    "titulo" => "QUIZ DA DENGUE COMO ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "As tecnologias digitais são instrumentos culturais que possibilitam a criação de uma nova linguagem e comportamento. Mediante essa nova cultura, os estudantes de hoje apresentam novos interesses e possuem um perfil diferente para o qual o nosso sistema educacional foi criado. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo, é analisar a eficácia do game “Quiz da Dengue” para avaliar a aprendizagem dos estudantes, quanto ao conhecimento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada em três fases: avaliação diagnóstica, aplicação do Quiz e relatos de experiências, participaram deste estudo, 44 estudantes do 7º ano e duas professoras de duas escolas públicas da cidade de Fagundes na Paraíba. Os resultados demonstram que o "Quiz da Dengue” contribuiu muito com o processo educativo dos alunos de ambas as escolas. Porém, para os estudantes da escola E1, os resultados foram mais significativos, tendo em vista, que o desempenho anterior, não havia sido satisfatório, isso demonstra que o “Quiz da Dengue” foi fator preponderante para a aprendizagem dos estudantes. Esperamos que esse artigo possa de alguma forma, incentivar os professores quanto ao uso de games ou recursos digitais como alternativa para dinamizar suas aulas, possibilitando uma aprendizagem mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID977_TB730_05072022000530.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CLAUDIA NIEDES DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "CLAUDIA"
    "autor_email" => "claudianiedes@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

As tecnologias digitais são instrumentos culturais que possibilitam a criação de uma nova linguagem e comportamento. Mediante essa nova cultura, os estudantes de hoje apresentam novos interesses e possuem um perfil diferente para o qual o nosso sistema educacional foi criado. Nessa perspectiva, o objetivo desse artigo, é analisar a eficácia do game “Quiz da Dengue” para avaliar a aprendizagem dos estudantes, quanto ao conhecimento das arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa e descritiva, realizada em três fases: avaliação diagnóstica, aplicação do Quiz e relatos de experiências, participaram deste estudo, 44 estudantes do 7º ano e duas professoras de duas escolas públicas da cidade de Fagundes na Paraíba. Os resultados demonstram que o "Quiz da Dengue” contribuiu muito com o processo educativo dos alunos de ambas as escolas. Porém, para os estudantes da escola E1, os resultados foram mais significativos, tendo em vista, que o desempenho anterior, não havia sido satisfatório, isso demonstra que o “Quiz da Dengue” foi fator preponderante para a aprendizagem dos estudantes. Esperamos que esse artigo possa de alguma forma, incentivar os professores quanto ao uso de games ou recursos digitais como alternativa para dinamizar suas aulas, possibilitando uma aprendizagem mais significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.