A catarse para a Pedagogia Histórico – crítica se apresenta como o ponto culminante do processo educativo, é o momento que os educandos incorporam de forma efetiva os instrumentos culturais que se transformam em ferramentas de reflexão e ação na prática social global. Nesta perspectiva, em tempos de crise sanitária e humanitária decorrentes da COVID-19, a Residência Pedagógica ganhou novos significados os quais possibilitaram aos residentes, aprender a utilizar as tecnologias digitais durante o ensino remoto, assim como mobilizar essas práticas e experiências para o ensino presencial. Sendo assim, o presente artigo tem como objetivo apresentar, a partir do relato de experiência, as reflexões acerca da docência online e suas implicações para a docência presencial. O relato se apresenta a partir de um estudo qualitativo e exploratório vivenciado em uma escola pública em tempo integral no período de outubro de 2021 a março de 2022. A catarse do ensino remoto para o presencial nos permitiram aproximar da realidade concreta da Educação Básica. Dessa forma, utilizamos nas aulas remotas o Padlet como ferramenta pedagógica e de forma presencial o ensino hibrido denominado de “rotação por estações” de forma a possibilitar aos alunos aulas dinâmicas e interativas. A colaboração e participação dos alunos se apresentou como de suma importância na construção do conhecimento. A imersão na escola contribuiu para aproximar a práxis ao contato direto com o contexto escolar e dessa forma promover a emancipação dos residentes. Essas ações fizeram do Programa de Residência Pedagógica, subprojeto Biologia, uma das maiores experiências em relação a formação inicial de professores, na medida em que potencializou a articulação teoria e prática, fortaleceu os processos educativos fundamentados na catarse, ou seja, na passagem da necessidade à liberdade e formou residentes imbuídos de suas historicidades para atuar a partir da realidade existente e transformá-la.