O presente estudo surgiu da necessidade de analisar a efetividade da paródia como recurso didático no ensino de Ciências, a partir da percepção dos estudantes. Sendo assim, foi utilizada a paródia musical “Biosfera: como os seres vivos ocupam o planeta?”, elaborada, previamente, baseada na música Malvada, do cantor Zé Felipe e aplicada em 02 turmas de 7° ano (60 estudantes) de uma escola pública de Soledade - PB. A aprendizagem dos estudantes frente ao recurso utilizado foi avaliada por meio de um questionário semiestruturado, criado no Google Forms, aplicado antes e após o uso da paródia, o qual continha questões de múltipla escolha, específicas do conteúdo e questões avaliativas do recurso. Diante da análise comparativa dos questionários e da observação direta, os resultados evidenciaram que, na percepção dos estudantes, a aula ficou mais dinâmica (52,4%), os estudantes ficaram mais motivados em participar do processo ensino-aprendizagem (62,8%), houve interação entre os pares e um aumento no número de respostas corretas de 33,7% para 70,9%, refletindo na melhor compreensão do conteúdo abordado e no diagnóstico positivo da utilização da paródia como estratégia de ensino. Sendo assim, pode-se afirmar que o uso desse recurso didático demonstrou-se eficaz como estratégia de ensino e propiciou ainda o desenvolvimento de outros aspectos cognitivos, como a criatividade, a reflexão, o questionamento e a criticidade, dessa forma, potencializando o aprendizado.