RESUMO A sociedade está repleta de novas tecnologias, gerando um consumo exagerado da população, podendo levar a escassez dos recursos naturais e a escola possui um papel importante na formação do cidadão, sendo um espaço educativo e formador, devendo basear-se na preservação ambiental como garantia a sustentabilidade. Com o objetivo de promover formas de efetivar ações e atitudes para preservação do meio ambiente, através de oficinas nos anos iniciais durante a pandemia, o trabalho foi executado nos anos de 2020 a 2021 tomando por base a metodologia participativa. As oficinas direcionadas a provocar a sensibilização, formação e mobilização dos alunos, foram oferecidas durante todo o ano letivo (2020-2021), de forma remota, com carga horária de 2 horas por semana em cada turma, de segunda a quinta. Nas sextas-feiras ocorria o planejamento pedagógico com todos os professores dos anos iniciais e gestão escolar. As estratégias de sensibilização através do ensino remoto, nos anos iniciais, motivaram os alunos a contribuir para mudanças e mitigar os problemas ambientais; através das atividades analisadas observou-se o entusiasmo na produção dos materiais concretos elaborados, vídeos e áudios produzidos pelos alunos durante o processo de formação. Diante dos desafios enfrentados pela pandemia, as aulas foram gravadas em casa, utilizando as ferramentas digitais, e em todas as aulas foram aplicadas atividades práticas, utilizando materiais de fácil acesso aos alunos. Portanto, a formação em educação ambiental se mostra como uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento sustentável, devendo ser inclusa em toda comunidade escolar, trabalhada de forma interdisciplinar e continua, para que nossa espécie continue sobrevivendo.