O USO DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87347 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "O USO DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Durante a pandemia do covid-19 o mundo esteve em quarentena e a educação foi afetada. As escolas fecharam e os estudantes acabariam perdendo todo um ano letivo. Diante disso foi adotado o ensino remoto emergencial, onde os encontros aconteciam de maneira online com alunos e professores em suas casas acompanhando as aulas através de celulares e computadores. Frente a esse cenário pandêmico, uma preocupação com a educação se iniciou, pois o Brasil havia apresentando um crescimento no Índice de desenvolvimento da educação nos últimos anos, e existiam grandes chances desse crescimento estagnar ou declinar. E essa preocupação aumenta ainda mais quando se trata do ensino de química, visto que é uma disciplina onde os estudantes apresentam dificuldades mesmo no ensino presencial. Perante o exposto, coube aos professores buscarem novas ferramentas e metodologias capazes de transmitir o conteúdo aos estudantes de maneira eficiente. A ferramenta escolhida foi o Infográfico, material capaz de auxiliar os estudantes na compreensão assuntos mais complexos, com muitas imagens, pouco texto, e assuntos contextualizados. A utilização dessa ferramenta no ensino remoto emergencial foi importante pois além de permitir uma maior interatividade entre professor e aluno, aumentando as participações dos estudantes e gerando maior interesse pelos conteúdos expostos pelo docente nas salas de aula virtuais, também auxiliou os discentes em seus estudos para vestibulares, pois a maneira com o conteúdo era explanada no infográfico rompia as barreiras da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID998_TB506_06062022135316.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN MATHEUS FERREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willianmaia98@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87347 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 998 "titulo" => "O USO DE INFOGRÁFICOS NO ENSINO DE QUÍMICA: FERRAMENTAS PARA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO" "resumo" => "Durante a pandemia do covid-19 o mundo esteve em quarentena e a educação foi afetada. As escolas fecharam e os estudantes acabariam perdendo todo um ano letivo. Diante disso foi adotado o ensino remoto emergencial, onde os encontros aconteciam de maneira online com alunos e professores em suas casas acompanhando as aulas através de celulares e computadores. Frente a esse cenário pandêmico, uma preocupação com a educação se iniciou, pois o Brasil havia apresentando um crescimento no Índice de desenvolvimento da educação nos últimos anos, e existiam grandes chances desse crescimento estagnar ou declinar. E essa preocupação aumenta ainda mais quando se trata do ensino de química, visto que é uma disciplina onde os estudantes apresentam dificuldades mesmo no ensino presencial. Perante o exposto, coube aos professores buscarem novas ferramentas e metodologias capazes de transmitir o conteúdo aos estudantes de maneira eficiente. A ferramenta escolhida foi o Infográfico, material capaz de auxiliar os estudantes na compreensão assuntos mais complexos, com muitas imagens, pouco texto, e assuntos contextualizados. A utilização dessa ferramenta no ensino remoto emergencial foi importante pois além de permitir uma maior interatividade entre professor e aluno, aumentando as participações dos estudantes e gerando maior interesse pelos conteúdos expostos pelo docente nas salas de aula virtuais, também auxiliou os discentes em seus estudos para vestibulares, pois a maneira com o conteúdo era explanada no infográfico rompia as barreiras da sala de aula." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV177_MD4_ID998_TB506_06062022135316.pdf" "created_at" => "2022-09-23 13:11:33" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WILLIAN MATHEUS FERREIRA MAIA" "autor_nome_curto" => "WILLIAN" "autor_email" => "willianmaia98@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }