Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PARTILHAS TEÓRICAS DA PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL E EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O campo de estudo da psicopedagogia institucional articula ações em ambientes de aprendizagens com ênfase nas potencialidades, já a educação física escolar propõe entre outras funções, o desenvolvimento dos educandos em que se preze as expressões, as manifestações artísticas e as projeções de possibilidades do movimento. o objetivo central do presente estudo é apresentar de forma teórica, reflexões e possibilidades das ações integradas do campo da psicopedagogia institucional e da educação física no âmbito escolar.Os passos metodológicos do presente trabalho, abarca as pesquisas de cunho exploratória e de bibliográfica. Abordar metodologias que integra a Psicopedagogia e a Educação física é também fazer uma reflexão de como as práticas dentro da escola está se dando, qual o contexto e a qual a perspectiva atual para a construção de um conhecimento valorativo, respeitando o público-alvo e suas cessando suas carências de aprendizagem.Por fim, devemos defender que a é necessário políticas públicas assertivas para inserção da Psicopedagogia nas escolas, pois o que ocorre um vazio institucional dessa ciência e do profissional em muitas unidades da federação. Ao mesmo tempo, é urgente formação continuada planejadas para competências e saberes que reforçam as habilidades para o fazer docente. Para um processo de singularidade da instrumentalização psicopedagógica frente às atenuantes desafiadoras da educação, devemos recorrer na perspectiva da forma organizativa e facilitadora do trabalho pedagógico. Assumindo então, uma formação continuada e propagadora, pois a caminhada desse profissional, transforma realidades internas, compondo uma educação integral e formativa A representação de sentido precisa então ser cada vez mais reforçada, porque há um movimento investigativo que objetiva na apresentação e análise da real situação do que são verificadas nas escolas. Não adianta ter um profissional da psicopedagogia na escola apenas em sentido figurativo, sem a tarefa de reintegrar ou agir de forma inovadora.

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