GILI, Silvana Ribeiro. . Anais IV ENLIJE... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/871>. Acesso em: 22/11/2024 12:58
O livros ilustrado, em que texto e imagem convergem para uma narrativa única e enriquecida pela presença de ambos, representa uma forma de expressão artística visual e literária única que atrai leitores de todas as faixas etárias. Esse gênero literário tem se desenvolvido e transformado rapidamente durante as últimas décadas, oferecendo inúmeras possibilidades para a pesquisa nessa área. O livro ilustrado aqui referido não é apenas um livro que tem ilustrações. Para que a narrativa se construa, a história depende da interação entre texto escrito e imagem – ambos tendo sido criados com intenções estéticas precisas e conscientes. O livro ilustrado representa, portanto, mais do que a soma das duas partes; representa a sinergia entre texto e imagem. De acordo com a definição proposta sobre o estudo do livro ilustrado, texto e imagem nunca contam exatamente a mesma história e é justamente essa dissonância que captura a atenção do leitor. Assim, o leitor é parte ativa da construção da narrativa já que precisa trabalhar para resolver esse “conflito” entre texto e imagem. Este trabalho tem por objetivo analisar publicações recentes para ilustrar o conceito discutido acima e as diversas formas de interação entre texto visual e texto escrito. Proporemos uma discussão a respeito das várias possibilidades de leitura que o livro ilustrado oferece para leitores de todas as idades.