RELATO DE EXPERIÊNCIA: INDUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM CAMPO PARA INCENTIVO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87061 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: INDUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM CAMPO PARA INCENTIVO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA" "resumo" => "Para o ensino e aprendizagem das ciências naturais, é necessário que o aluno seja direcionado para aulas práticas, pois é notório que metodologias ativas exercem o potencial em dinamizar as salas de aula e proporcionar a efetivação da fixação dos conteúdos teóricos. Neste estudo de relato, os estudantes do curso de Ciências Biológicas, através da disciplina: Taxonomia e Sistemática de Fanerógamas, foram designados para fazer uma coleta no município de Boa Vista com o propósito em ter contato com as plantas regionais da caatinga e confecção de um herbário. As plantas foram fotografadas, e com auxílio de tesoura de poda, foram retiradas as plantas, utilizando também sacolas de plástico para armazenamento do material botânico, as espécies de angiospermas foram selecionadas, e enumeradas em folhas de jornal para organização das plantas, após os devidos procedimentos, foi feito a prensagem, para futura identificação taxonômica. As análises consistem em medir todas as estruturas na medida do possível. Com auxílio de uma lupa, foram visualizados seus ovários, e frutos. Para evitar o estrago das flores, elas foram submersas a água quente dentro de um béquer, este processo permitia que as mesmas se tornassem amolecidas para facilitar a visualização em lupa. Desta forma através deste estudo os resultados adquiridos das características morfológicas dos vegetais, e desta maneira, possibilitando a classificação taxonômica. Através deste contexto, é possível destacar que o ensino de botânica se torna dinamizado e diferenciando, promovendo uma nova perspectiva de aprendizagem e entusiasmo, que contribuem para os processos de aprendizagem no ensino de botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID842_TB456_07062022232155.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LEMUEL DAVID DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "llemueldavid97@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87061 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 456 "inscrito_id" => 976 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA: INDUÇÃO DE AULAS PRÁTICAS EM CAMPO PARA INCENTIVO NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE BOTÂNICA" "resumo" => "Para o ensino e aprendizagem das ciências naturais, é necessário que o aluno seja direcionado para aulas práticas, pois é notório que metodologias ativas exercem o potencial em dinamizar as salas de aula e proporcionar a efetivação da fixação dos conteúdos teóricos. Neste estudo de relato, os estudantes do curso de Ciências Biológicas, através da disciplina: Taxonomia e Sistemática de Fanerógamas, foram designados para fazer uma coleta no município de Boa Vista com o propósito em ter contato com as plantas regionais da caatinga e confecção de um herbário. As plantas foram fotografadas, e com auxílio de tesoura de poda, foram retiradas as plantas, utilizando também sacolas de plástico para armazenamento do material botânico, as espécies de angiospermas foram selecionadas, e enumeradas em folhas de jornal para organização das plantas, após os devidos procedimentos, foi feito a prensagem, para futura identificação taxonômica. As análises consistem em medir todas as estruturas na medida do possível. Com auxílio de uma lupa, foram visualizados seus ovários, e frutos. Para evitar o estrago das flores, elas foram submersas a água quente dentro de um béquer, este processo permitia que as mesmas se tornassem amolecidas para facilitar a visualização em lupa. Desta forma através deste estudo os resultados adquiridos das características morfológicas dos vegetais, e desta maneira, possibilitando a classificação taxonômica. Através deste contexto, é possível destacar que o ensino de botânica se torna dinamizado e diferenciando, promovendo uma nova perspectiva de aprendizagem e entusiasmo, que contribuem para os processos de aprendizagem no ensino de botânica." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 10 - Ciência Ambiental: No Ensino e na Pesquisa" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID842_TB456_07062022232155.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS LEMUEL DAVID DE OLIVEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "LUCAS" "autor_email" => "llemueldavid97@gmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }