O presente estudo apresenta o relato de experiência de um projeto pedagógico desenvolvido em uma turma de Educação Infantil, contemplando 17 crianças na faixa-etária dos 5 aos 6 anos, em uma escola da Rede Municipal de Itaboraí, cidade situada no estado do Rio de Janeiro. As atividades foram realizadas durante um período de três meses, o que equivale a um trimestre letivo no ano de 2022. O objetivo do projeto foi levar as crianças a protagonizarem seu processo de aprendizagem de forma ativa, de modo que a alfabetização científica seja introduzida de maneira natural e precoce. O método utilizado é o descritivo, do tipo relato de experiência, o qual procuramos descrever as etapas do projeto, além de correlacionar as atividades desenvolvidas com os referenciais teóricos que as sustentavam. As propostas apresentadas contaram com o protagonismo das crianças envolvidas em todas as etapas, possibilitaram o levantamento de hipóteses e a investigação acerca da confirmação, ou não, destas. Foram utilizadas diferentes estratégias, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o campo de experiência “EI02 – Corpo, gestos e movimento” foi amplamente explorado, através de pesquisas sobre órgãos dos sentidos, montagem de um corpo humano com sucata, noções de higiene corporal, entre outras. Os autores que embasaram a pesquisa foram Freire (1996), Bizzo (2009) e Ausubel (2003). Concluímos com a reflexão acerca da importância do trabalho com as Ciências da Natureza de forma crítica, o qual possibilita o protagonismo infantil e estimula uma alfabetização científica já na primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil.