O jogo Shisima é um jogo de tabuleiro de alinhamento de peças e tem origem do continente africano, do Quênia. Assim, por conter vários conceitos matemáticos, o Shisima pode ser utilizado como ferramenta de ensino desta área de conhecimento. Além disso, este jogo é uma oportunidade de abordar as Histórias e Culturas Afro-Brasileiras nas aulas de matemática, o que é obrigatório pela lei federal nº 10.639/03. Logo, levar este jogo para a sala de aula pode corroborar para o ensino de várias habilidades pertinentes ao ensino da matemática e enriquecer a aula com a cultura africana. Desta forma, este resumo expandido trata-se de um relato de experiência que tem o objetivo de apresentar a vivência do jogo Shisima no ensino da unidade temática Geometria e Grandezas e Medidas no 6º Ano do ensino Fundamental em uma escola municipal do Agreste de Pernambuco. Esta vivência ocorreu em três momentos, nos quais participaram 16 estudantes. Em primeiro momento, em sala de aula, foram abordados os aspectos históricos e culturais da relação da matemática com África. Já no segundo momento, foi construído o tabuleiro do jogo trabalhando várias competências pertencentes às referidas unidades temáticas, tendo em vista o currículo de Pernambuco. Por fim, no terceiro momento, ocorreu a partida do jogo Shisima, mediada pelo professor. Portanto, a experiência com o Shisima se mostrou ser exitosa em relação ao ensino da matemática, que ocorreu de maneira diversificada e lúdica. Ademais, uma oportunidade de cumprir a supracitada lei federal e corroborar com o combate às diversas formas de racismo.