A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABPj) possibilita o engajamento dos estudantes no trabalho colaborativo, incentivando o compartilhamento de ideias, conhecimentos e habilidades para a elaboração de relatórios, favorecendo a tomada de decisões e resolução de problemas. O presente trabalho tem o objetivo de avaliar as contribuições da ABPj, no contexto do Ensino Médio integrado ao Técnico em Química no Instituto Federal da Paraíba, na disciplina de Microbiologia. A proposta educacional envolveu os alunos no processo de pesquisa teórica e prática sobre o tema “ Qual a qualidade microbiológica da água que utilizamos?” A partir deste questionamento os grupos escolheram diferentes fontes de água para analisar, como por exemplo: poço, cisterna, torneira, bebedouro e água envasada. Os estudantes procederam a coleta, preparo de meios de cultivo, esterilização de materiais e meios e execução das análises com a orientação da professora responsável pela disciplina. Em seguida elaboraram um relatório com os dados. Os resultados obtidos mostram que a utilização da metodologia de ensino ABPj, na perspectiva da análise microbiológica de água, motivou os alunos a buscarem soluções tendo como base o conhecimento científico adquirido não só na disciplina, mas ao longo do curso. Foi observado também que assim como na vida durante a atividade uma pequena parcela não soube trabalhar em equipe. O que reforça a necessidade deste tipo de estratégia para ajudar os discentes a desenvolver essa habilidade necessária a vida profissional. Envolver os alunos com a problemática da qualidade da água presente em seu cotidiano, os impulsionou na procura por soluções e trouxe bons resultados de aprendizagem, mostrando o potencial que eles possuem, além de contribuir para a atuação dos discentes como futuros profissionais visto que a análise executada é uma rotina de laboratórios nos quais eles podem atuar.