Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE BIOLOGIA CELULAR: ENFOQUE EM UMA CARTILHA EDUCATIVA SOBRE O SISTEMA DE ENDOMEMBRANAS

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Os processos de ensino e aprendizagem nas diversas disciplinas, durante o ensino remoto, trouxeram limitações na perspectiva de assimilação dos assuntos apresentados de forma síncrona e assíncrona em aulas virtuais. Na Biologia Celular, esses desafios ficaram ainda mais evidentes uma vez que não foi possível a realização de aulas práticas fundamentais para aprendizagem. Diante dessa particularidade, o objetivo do trabalho é socializar experiências formativas vivenciadas por alunos do primeiro semestre do curso de Licenciatura de Ciências Biológicas da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), campus da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no âmbito da disciplina Biologia Celular. Os discentes elaboraram uma cartilha educativa sobre uma temática específica da disciplina supracitada, durante o mês de dezembro de 2021. Os dados foram coletados por meio dos feedbacks que os licenciandos deram sobre as propostas desenvolvidas. Os resultados apontam que a utilização da cartilha educativa favoreceu o processo de aprendizagem da disciplina, sobretudo dos conteúdos do sistema de endomembranas, uma vez que essa metodologia envolve os discentes de forma criativa e dinâmica, proporcionando melhor assimilação e compreensão dos temas abordados. Além disso, por tratar-se de um curso de licenciatura, considerando que futuros professores estão sendo formados com e para o uso desses recursos, é possível perceber a viabilidade de aplicação futura dessas estratégias, em sala de aula. Os discentes também se perceberam como responsáveis pela sua formação e como criadores de suas próprias estratégias, metodologias e aulas. Considera-se que a produção de materiais educativos pelos licenciandos encerra importantes contribuições à formação e à prática docente, contemplando conteúdos teóricos de maneira lúdica e prática, fortalecendo trocas de saberes e conhecimentos sobre os conteúdos de Biologia Celular.

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