A pandemia do Novo Coronavírus provocou alterações drásticas no processo educacional. Modificar um sistema presencial tradicional, fez com que houvesse a necessidade de as unidades escolares desenvolverem instrumentos e metodologias para que seus docentes conseguissem converter suas aulas para um sistema remoto, onde o aluno pudesse aprender de forma mais autônoma. Para identificar diferentes situações sobre a forma como as escolas de Araguatins – TO estão enfrentando essa situação, foram aplicados questionários aos docentes dessas escolas. Mediante suas respostas foi evidenciado que a suspensão das atividades presenciais ocorreu em março de 2020, perdurando em grande parte das escolas. Em algumas houve, em outubro de 2021, a retomada dessas atividades de forma híbrida. As atividades remotas foram realizadas, em sua maioria, com o uso do aplicativo WhatsApp tanto para envio das atividades quanto de link das aulas gravadas, sendo uma importante forma de comunicação entre professores e alunos. Em 50% das escolas era utilizado um portal de comunicação e hospedagem de atividades e aulas, como Moodle e o Google Classroom. Para a adequação das aulas ao ensino remoto, todas as escolas declararam que foram ofertadas capacitações tanto no ano de 2020 quanto em 2021. A pesquisa mostrou que as principais dificuldades apresentadas pelos docentes e alunos durante o ensino remoto estavam relacionadas principalmente à disponibilização de recursos tecnológicos, além da carência de acesso à internet e a ausência de uma participação ativa dos alunos. Além disso, índices de reprovação e desistência mostram que é necessário que sejam tomadas medidas para garantir a aprendizagem desses alunos e aspectos que evitem o abandono das atividades escolares.