Participar de projetos de extensão Universitária é sumamente importante na carreira do licenciando, o qual pode retribuir as oportunidades de aprendizagem a que teve acesso ao desenvolver práticas sobre o que foi assimilado dentro da Universidade de uma forma interativa, lúdica e criativa, junto às comunidades extramuros. Então este trabalho tem por objetivo apresentar o fantástico mundo da Ficção Científica (FC) e mostrar que a partir desse gênero literário é possível explorar conhecimentos associados às Ciências da Natureza nas salas de aula das escolas públicas de Ensino Médio, o que foi efetivamente realizado em uma escola da cidade de Iguatu - CE. A FC é um gênero literário que foi criando suas raízes na era moderna quando, em 1543, Copérnico resgata o heliocentrismo, em que a Terra é um dos planetas que giram em torno do Sol, ideia confirmada por Galileu no século seguinte. Devido a isso, surgiu um surto de criatividade muito grande, fazendo com que as pessoas imaginassem histórias sobre viagens espaciais e mundos habitados além do nosso, com sociedades utópicas ou distópicas. O referido projeto, já em seu terceiro ano de funcionamento, explora e aplica conceitos e ideias das Ciências da Natureza de uma forma didática e dinâmica usando a FC, partindo de reuniões de planejamento entre as bolsistas do projeto, uma colaboradora professora da escola, e o orientador. Assim, foram disponibilizados alguns livros e filmes de FC para os alunos da escola trabalhada e então realizados debates e jogos de perguntas e respostas (quiz), concursos de redação, vídeos temáticos para a rede social do projeto com engajamentos de seguidores, enquetes sobre FC, e apresentações de palestras com enfoque na literatura e cinema com essa temática. Considera-se que a Ficção científica é estimulante e, portanto, de muita importância dentro da sala de aula e na extensão Universitária.