A monitoria se apresenta como uma importante ferramenta acadêmica que auxilia na formação dos estudantes através da construção de uma relação mais integrada entre alunos, monitores e o professor. Muitos alunos possuem dificuldades em componentes curriculares, o que resulta no desinteresse no conteúdo e pode provocar, com o tempo, a evasão do curso. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo, avaliar a importância da monitoria para o componente físico-química I nos cursos de Licenciatura em Química e Química Industrial da Universidade Estadual da Paraíba. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa e quantitativa, tendo como instrumentos para coleta de dados questionário com oito questões sobre as dificuldades na disciplina físico-química I e posterior avaliação da monitoria exercida por dois estudantes de graduação monitores, numa turma de estudantes de graduação. Observou-se a partir da análise dos resultados desta pesquisa que os alunos apresentavam dificuldades nos conteúdos de gases e termodinâmica da disciplina físico-química I, justificado por tais conteúdos exigirem dos estudantes conhecimentos básicos de matemática e física clássica. O conteúdo de termodinâmica foi conteúdo que os estudantes apresentaram as maiores dificuldades na aprendizagem, seguido por gases reais e por último, gases ideais. A partir da ação dos monitores, tais dificuldades foram bastante amenizadas, com todos os estudantes do componente físico-química I afirmarem como ação positiva o trabalho dos dois monitores. Em relação a importância de ter monitores em outros componentes dos dois cursos de graduação, 82,4% dos discentes consideraram de extrema importância e 17,6% dos alunos consideraram importante. Os resultados obtidos da pesquisa demonstraram que os programas de monitorias das Instituições de Ensino Superior são instrumentos importantes na formação do estudante de graduação que tem a oportunidade de participar como monitor e por outro lado, contribuiu, substancialmente para o processo ensino aprendizagem do estudante que está recebendo ação direta deles.