Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86897
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o intuito de discutir a Educação Financeira na formação inicial de professores, levando em consideração a disciplina de Matemática Financeira do curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral é analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de formação inicial. Para responder essa questão verificamos as compreensões dos professores entrevistados em relação ao tema e analisamos, também, se houve aplicação da abordagem durante o período em que eles ministraram a disciplina no curso. Desse modo, para alcançar o objetivo, partimos de uma pesquisa bibliográfica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, caráter exploratório e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formulário eletrônico por meio da plataforma Google Forms, aplicado aos professores que lecionaram a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores não tiveram acesso à Educação Financeira em sua formação inicial, esse é um dos motivos, apresentado na pesquisa, que explica a ausência da Educação Financeira de forma específica na disciplina de Matemática Financeira do curso. Concluímos, que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID724_TB198_11072022154323.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamires.andrade@academic"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86897
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 198
    "inscrito_id" => 724
    "titulo" => "EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR: UM ESTUDO DE CASO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA FINANCEIRA"
    "resumo" => "O presente artigo tem o intuito de discutir a Educação Financeira na formação inicial de professores, levando em consideração a disciplina de Matemática Financeira do curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral é analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de formação inicial. Para responder essa questão verificamos as compreensões dos professores entrevistados em relação ao tema e analisamos, também, se houve aplicação da abordagem durante o período em que eles ministraram a disciplina no curso. Desse modo, para alcançar o objetivo, partimos de uma pesquisa bibliográfica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, caráter exploratório e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formulário eletrônico por meio da plataforma Google Forms, aplicado aos professores que lecionaram a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores não tiveram acesso à Educação Financeira em sua formação inicial, esse é um dos motivos, apresentado na pesquisa, que explica a ausência da Educação Financeira de forma específica na disciplina de Matemática Financeira do curso. Concluímos, que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID724_TB198_11072022154323.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THAMIRES SANTOS ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "THAMIRES"
    "autor_email" => "thamires.andrade@academic"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O presente artigo tem o intuito de discutir a Educação Financeira na formação inicial de professores, levando em consideração a disciplina de Matemática Financeira do curso de Licenciatura em Matemática. O trabalho pretende responder a seguinte pergunta norteadora: Como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras? Dito isso, o objetivo geral é analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de formação inicial. Para responder essa questão verificamos as compreensões dos professores entrevistados em relação ao tema e analisamos, também, se houve aplicação da abordagem durante o período em que eles ministraram a disciplina no curso. Desse modo, para alcançar o objetivo, partimos de uma pesquisa bibliográfica, acompanhado de um estudo de caso com abordagem qualitativa, caráter exploratório e de natureza aplicada, no qual o instrumento de coleta foi um formulário eletrônico por meio da plataforma Google Forms, aplicado aos professores que lecionaram a disciplina. Os resultados apresentaram que a maioria dos professores não tiveram acesso à Educação Financeira em sua formação inicial, esse é um dos motivos, apresentado na pesquisa, que explica a ausência da Educação Financeira de forma específica na disciplina de Matemática Financeira do curso. Concluímos, que o objetivo geral da pesquisa foi cumprido, dado que conseguimos analisar como a Educação Financeira é discutida no curso de Licenciatura em Matemática do IFPB-Campus Cajazeiras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.