O presente relato de experiência aborda a ação docente desenvolvida na regência da disciplina eletiva Medicina Popular junto ao subprojeto Biologia do Programa de Residência Pedagógica da Universidade Regional do Cariri – URCA, desenvolvido na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Presidente Geisel, no período de agosto a dezembro de 2021. O trabalho caracteriza-se como sendo um relato de experiência, de cunho qualitativo, com foco na experiência didática e formativa dos residentes, durante a realização da regência, assim como nas impressões avaliativas dos estudantes. O período de regência ocorreu no formato remoto, em função disso, utilizou-se o programa PowerPoint como ferramenta pedagógica que se apresentou como significativo na interação das aulas síncronas, ocupando uma posição importante como ferramenta pedagógica versátil e adaptativa ao contexto. O PowerPoint como ferramenta pedagógica contribuiu para a aprendizagem dos conteúdos de Biologia, na medida em que foram utilizados diversas funcionalidades e recursos, tais como a inserção de imagens, GIFs, vídeos e slides interativos, que somados a criatividade e a autonomia docente, estimulou a presença e permanência dos alunos nas aulas virtuais, assim como, colaborou com as interações desenvolvidas entre estudantes, residentes e a professora, promovendo também a motivação individual e coletiva e redução da evasão durante a realização do ensino emergencial remoto. Considera-se que a utilização criativa do PowerPoint contribui significativamente para o desenvolvimento de aulas interativas importantes para a aprendizagem dos estudantes.