O crescente uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem requer de nós professores e pesquisadores um olhar reflexivo e crítico quanto a inserção, aplicação e avaliação desses recursos digitais. Não podemos nos deixar atrair-se apenas pelo novo. Neste artigo discutiremos o uso de um aplicativo digital móvel, dentre tantos outros já explorados pelo professor e pesquisador responsável por esse trabalho. Na oportunidade trazemos relatos da sala de aula com a exploração do Aplicativo Teorema de Tales no 9° ano do Ensino Fundamental. O objetivo da prática investigativa se volta a verificar como o aplicativo Teorema de Tales pode ou não potencializar o processo de ensino e aprendizagem do conteúdo ao mesmo tempo em que refletimos se o uso do recurso digital foi capaz de proporcionar uma prática educativa inovadora. O aplicativo Teorema de Tales pode ser baixado gratuitamente em qualquer loja de download de aplicativos em smartphones e tem o objetivo de resolver exercícios sobre proporcionalidade que se aplicam ao estudo do Teorema de Tales, não permitindo a proposição, resolução e exploração de problemas além do algoritmo de resolução apresentado pelo mesmo. Com o fim da prática educativa, percebemos que ao fazer uso do aplicativo o aluno precisa desenvolver uma postura que favoreça a sua aprendizagem, de modo a não usar o aplicativo apenas para reproduzir no caderno o cálculo do exercício. Para a maioria dos profissionais da educação, o uso das tecnologias na sala de aula faz com que o método tradicionalista de aula seja deixado de lado. Pensamentos como esse, enfraquece ideias que visam estratégias de ensino inovadoras para o ensino da Matemática. Com os resultados, refletimos que o uso da tecnologia por si só não é responsável por isso, é necessário nos posicionarmos criticamente sobre esse tipo de postura.