Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

DIFERENTES OLHARES ACERCA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86885
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "DIFERENTES OLHARES ACERCA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a carreira docente abordando aspectos presentes na constituição da profissionalidade do professor de Matemática. Os estudos em torno da profissionalidade docente vem surgindo nas investigações como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Nesse sentido, refletimos sobre o conceito da profissionalidade na visão de alguns autores associando também, a visão de professores de Matemática participantes da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o texto resulta de uma revisão bibliográfica e da análise crítica das respostas obtidas a partir de um questionário aberto enviado por e-mail a dez professores de Matemática que se encontram em várias fases da carreira docente. Os olhares dos professores sobre a profissionalidade docente advêm de especificidades particulares relativas a formação constituída tanto pelo desenvolvimento pessoal, profissional e institucional vivenciadas por eles durante a trajetória docente. Observamos que a forma como vai acontecendo essa articulação evolui ao longo da carreira docente, e mostra-se indissociável, pois é impregnada de concepções, valores e relações interpessoais entre os participantes do processo. Portanto, inferimos que a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1099_TB624_19082022235307.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86885
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 624
    "inscrito_id" => 1099
    "titulo" => "DIFERENTES OLHARES ACERCA DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE EM MATEMÁTICA"
    "resumo" => "Este artigo versa sobre a carreira docente abordando aspectos presentes na constituição da profissionalidade do professor de Matemática. Os estudos em torno da profissionalidade docente vem surgindo nas investigações como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Nesse sentido, refletimos sobre o conceito da profissionalidade na visão de alguns autores associando também, a visão de professores de Matemática participantes da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o texto resulta de uma revisão bibliográfica e da análise crítica das respostas obtidas a partir de um questionário aberto enviado por e-mail a dez professores de Matemática que se encontram em várias fases da carreira docente. Os olhares dos professores sobre a profissionalidade docente advêm de especificidades particulares relativas a formação constituída tanto pelo desenvolvimento pessoal, profissional e institucional vivenciadas por eles durante a trajetória docente. Observamos que a forma como vai acontecendo essa articulação evolui ao longo da carreira docente, e mostra-se indissociável, pois é impregnada de concepções, valores e relações interpessoais entre os participantes do processo. Portanto, inferimos que a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1099_TB624_19082022235307.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAIANA ESTRELA FERREIRA BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "DAIANA ESTRELA"
    "autor_email" => "daianaestrela@servidor.ue"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Este artigo versa sobre a carreira docente abordando aspectos presentes na constituição da profissionalidade do professor de Matemática. Os estudos em torno da profissionalidade docente vem surgindo nas investigações como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Nesse sentido, refletimos sobre o conceito da profissionalidade na visão de alguns autores associando também, a visão de professores de Matemática participantes da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o texto resulta de uma revisão bibliográfica e da análise crítica das respostas obtidas a partir de um questionário aberto enviado por e-mail a dez professores de Matemática que se encontram em várias fases da carreira docente. Os olhares dos professores sobre a profissionalidade docente advêm de especificidades particulares relativas a formação constituída tanto pelo desenvolvimento pessoal, profissional e institucional vivenciadas por eles durante a trajetória docente. Observamos que a forma como vai acontecendo essa articulação evolui ao longo da carreira docente, e mostra-se indissociável, pois é impregnada de concepções, valores e relações interpessoais entre os participantes do processo. Portanto, inferimos que a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.