Este artigo versa sobre a carreira docente abordando aspectos presentes na constituição da profissionalidade do professor de Matemática. Os estudos em torno da profissionalidade docente vem surgindo nas investigações como uma nova perspectiva de abordagem da profissão emergindo de um processo de construção social. Nesse sentido, refletimos sobre o conceito da profissionalidade na visão de alguns autores associando também, a visão de professores de Matemática participantes da pesquisa. Do ponto de vista metodológico, o texto resulta de uma revisão bibliográfica e da análise crítica das respostas obtidas a partir de um questionário aberto enviado por e-mail a dez professores de Matemática que se encontram em várias fases da carreira docente. Os olhares dos professores sobre a profissionalidade docente advêm de especificidades particulares relativas a formação constituída tanto pelo desenvolvimento pessoal, profissional e institucional vivenciadas por eles durante a trajetória docente. Observamos que a forma como vai acontecendo essa articulação evolui ao longo da carreira docente, e mostra-se indissociável, pois é impregnada de concepções, valores e relações interpessoais entre os participantes do processo. Portanto, inferimos que a profissionalidade coloca os professores como atores sociais, que se movem, constroem atividades e estão em um agir constante interligando a sua vida à profissão.