USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O FILME GRAVIDADE
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 87102 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O FILME GRAVIDADE" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi observar a pseudociência e os elementos contrafactuais contidos em obra de ficção científica, e a partir desta perspectiva construir uma proposta pedagógica com o conteúdo de química. Os resultados foram obtidos através do minicurso “Ficção Científica e o Ensino de Química: estratégias para divulgação científica”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências – GPEAC, da UNIVASF, em parceria com o núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Química – NEPEqui, da UFRPE. A formação contou com três encontros síncronos e com as atividades realizadas, foi possível construir esta proposta de intervenção didática. Escolheu-se o filme “Gravidade” para tal fim, e elegeu-se o elemento oxigênio como o principal da narrativa, e então, percebeu-se que este permitiria traçar um plano pedagógico que contemplaria as séries escolares iniciais, e também o primeiro ano do ensino médio. Por fim, construiu-se o escopo da intervenção, relacionando-se com os conteúdos dispostos na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Pode-se lidar com problemas relacionados ao ar, como sua formação, composição e discussões de fenômenos naturais. Os cortes de imagens da órbita da terra transitando entre o dia e a noite sustentam boa parte desses conceitos. Ademais, o título mostrou-se com poucos erros científicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID268_TB418_02072022155114.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER DE LUCENA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Helder Pereira" "autor_email" => "hld.lucena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 87102 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 418 "inscrito_id" => 268 "titulo" => "USO DA FICÇÃO CIENTÍFICA COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA PARA O FILME GRAVIDADE" "resumo" => "O objetivo deste trabalho foi observar a pseudociência e os elementos contrafactuais contidos em obra de ficção científica, e a partir desta perspectiva construir uma proposta pedagógica com o conteúdo de química. Os resultados foram obtidos através do minicurso “Ficção Científica e o Ensino de Química: estratégias para divulgação científica”, promovido pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem das Ciências – GPEAC, da UNIVASF, em parceria com o núcleo de Estudo e Pesquisa em Educação Química – NEPEqui, da UFRPE. A formação contou com três encontros síncronos e com as atividades realizadas, foi possível construir esta proposta de intervenção didática. Escolheu-se o filme “Gravidade” para tal fim, e elegeu-se o elemento oxigênio como o principal da narrativa, e então, percebeu-se que este permitiria traçar um plano pedagógico que contemplaria as séries escolares iniciais, e também o primeiro ano do ensino médio. Por fim, construiu-se o escopo da intervenção, relacionando-se com os conteúdos dispostos na BNCC – Base Nacional Comum Curricular. Pode-se lidar com problemas relacionados ao ar, como sua formação, composição e discussões de fenômenos naturais. Os cortes de imagens da órbita da terra transitando entre o dia e a noite sustentam boa parte desses conceitos. Ademais, o título mostrou-se com poucos erros científicos." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID268_TB418_02072022155114.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER DE LUCENA PEREIRA" "autor_nome_curto" => "Helder Pereira" "autor_email" => "hld.lucena@gmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }