O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foi realizado a partir do trabalho coletivo entre coordenadores de área, supervisores e bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFAL - Campus Piranhas, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. Assim, este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas construídas através do Programa no campo da formação inicial de futuros professores/as de Física. As primeiras discussões foram feitas a partir da leitura dos textos sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores do autor Jaques de Lima Ferreira (2014), o qual trouxe reflexões sobre a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Ao longo do período de desenvolvimento do Programa, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais podem-se destacar algumas, como: produção de roteiros de experimentos, produção de projetos, oficinas, produção de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, dentre outros. Como metodologia, foi utilizada a sala de aula invertida. Logo, a participação ativa dos pibidianos nos vários processos que perpassam a formação do professor, contribuíram para uma mudança de concepção nas diversas dimensões do trabalho docente, bem como uma profunda reflexão sobre os desafios do professor de Física, em especial, com a falta de laboratórios, recursos para experimentos, entre outros. Contudo, diante a tantos desafios, e também ao contexto da pandemia do Covid-19, o PIBID oportunizou que os licenciandos em Física pensassem em diferentes estratégias de ensino, para que a posteriori possam colocar tais ensinamentos em prática em suas futuras turmas nas escolas da rede pública e privada de ensino. (Bolsistas: Edclésia Demedes, José Davi, Jéssica Monteiro, Kelvin Teixeira, Maria Josielma, Moabio Elizandro, Mateus Faustino, Natânayli Araújo, Stefane Carvalho, Wilas Lima).