Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

AÇÕES EXITOSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFAL-CAMPUS PIRANHAS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 86782
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 1254
    "titulo" => "AÇÕES EXITOSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFAL-CAMPUS PIRANHAS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foi realizado a partir do trabalho coletivo entre coordenadores de área, supervisores e bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFAL - Campus Piranhas, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. Assim, este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas construídas através do Programa no campo da formação inicial de futuros professores/as de Física. As primeiras discussões foram feitas a partir da leitura dos textos sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores do autor Jaques de Lima Ferreira (2014), o qual trouxe reflexões sobre a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Ao longo do período de desenvolvimento do Programa, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais podem-se destacar algumas, como: produção de roteiros de experimentos, produção de projetos, oficinas, produção de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, dentre outros. Como metodologia, foi utilizada a sala de aula invertida. Logo, a participação ativa dos pibidianos nos vários processos que perpassam a formação do professor, contribuíram para uma mudança de concepção nas diversas dimensões do trabalho docente, bem como uma profunda reflexão sobre os desafios do professor de Física, em especial, com a falta de laboratórios, recursos para experimentos, entre outros. Contudo, diante a tantos desafios, e também ao contexto da pandemia do Covid-19, o PIBID oportunizou que os licenciandos em Física pensassem em diferentes estratégias de ensino, para que a posteriori possam colocar tais ensinamentos em prática em suas futuras turmas nas escolas da rede pública e privada de ensino. (Bolsistas: Edclésia Demedes, José Davi, Jéssica Monteiro, Kelvin Teixeira, Maria Josielma, Moabio Elizandro, Mateus Faustino, Natânayli Araújo, Stefane Carvalho, Wilas Lima)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1254_TB745_18092022221715.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jsm11@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 86782
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 1254
    "titulo" => "AÇÕES EXITOSAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA DA LICENCIATURA EM FÍSICA DO IFAL-CAMPUS PIRANHAS EM TEMPOS DE PANDEMIA"
    "resumo" => "O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foi realizado a partir do trabalho coletivo entre coordenadores de área, supervisores e bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFAL - Campus Piranhas, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. Assim, este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas construídas através do Programa no campo da formação inicial de futuros professores/as de Física. As primeiras discussões foram feitas a partir da leitura dos textos sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores do autor Jaques de Lima Ferreira (2014), o qual trouxe reflexões sobre a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Ao longo do período de desenvolvimento do Programa, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais podem-se destacar algumas, como: produção de roteiros de experimentos, produção de projetos, oficinas, produção de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, dentre outros. Como metodologia, foi utilizada a sala de aula invertida. Logo, a participação ativa dos pibidianos nos vários processos que perpassam a formação do professor, contribuíram para uma mudança de concepção nas diversas dimensões do trabalho docente, bem como uma profunda reflexão sobre os desafios do professor de Física, em especial, com a falta de laboratórios, recursos para experimentos, entre outros. Contudo, diante a tantos desafios, e também ao contexto da pandemia do Covid-19, o PIBID oportunizou que os licenciandos em Física pensassem em diferentes estratégias de ensino, para que a posteriori possam colocar tais ensinamentos em prática em suas futuras turmas nas escolas da rede pública e privada de ensino. (Bolsistas: Edclésia Demedes, José Davi, Jéssica Monteiro, Kelvin Teixeira, Maria Josielma, Moabio Elizandro, Mateus Faustino, Natânayli Araújo, Stefane Carvalho, Wilas Lima)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID1254_TB745_18092022221715.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JESSICA SANTOS MONTEIRO"
    "autor_nome_curto" => "JESSICA"
    "autor_email" => "jsm11@aluno.ifal.edu.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

O PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência), foi realizado a partir do trabalho coletivo entre coordenadores de área, supervisores e bolsistas do curso de Licenciatura em Física do IFAL - Campus Piranhas, no período de novembro de 2020 a abril de 2022. Assim, este trabalho tem por objetivo compartilhar as experiências pedagógicas construídas através do Programa no campo da formação inicial de futuros professores/as de Física. As primeiras discussões foram feitas a partir da leitura dos textos sobre a relação entre teoria e prática na formação de professores do autor Jaques de Lima Ferreira (2014), o qual trouxe reflexões sobre a relação teoria e prática na formação como elemento essencial para o desenvolvimento do trabalho pedagógico. Ao longo do período de desenvolvimento do Programa, foram realizadas diversas atividades, dentre as quais podem-se destacar algumas, como: produção de roteiros de experimentos, produção de projetos, oficinas, produção de atividades utilizando as ferramentas tecnológicas, dentre outros. Como metodologia, foi utilizada a sala de aula invertida. Logo, a participação ativa dos pibidianos nos vários processos que perpassam a formação do professor, contribuíram para uma mudança de concepção nas diversas dimensões do trabalho docente, bem como uma profunda reflexão sobre os desafios do professor de Física, em especial, com a falta de laboratórios, recursos para experimentos, entre outros. Contudo, diante a tantos desafios, e também ao contexto da pandemia do Covid-19, o PIBID oportunizou que os licenciandos em Física pensassem em diferentes estratégias de ensino, para que a posteriori possam colocar tais ensinamentos em prática em suas futuras turmas nas escolas da rede pública e privada de ensino. (Bolsistas: Edclésia Demedes, José Davi, Jéssica Monteiro, Kelvin Teixeira, Maria Josielma, Moabio Elizandro, Mateus Faustino, Natânayli Araújo, Stefane Carvalho, Wilas Lima).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.