ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CATÁLOGO DIGITAL NO TEMA TERRA E UNIVERSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 86805 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CATÁLOGO DIGITAL NO TEMA TERRA E UNIVERSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo sistematizar e analisar a produção acadêmica dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências (2010-2019) para produção de catálogo digital de produtos educacionais sobre o foco temático Terra e Universo. A primeira etapa da metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado levantamento e sistematização da produção acadêmica de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, por meio de pesquisa nos endereços eletrônicos de 36 programas de pós-graduação. Na segunda fase ocorreu a produção do Catálogo Digital no tema Terra e Universo identificados na fase 1, com a editoração e diagramação pelo aplicativo Canva. Como resultados, foram identificados 1.017 trabalhos no período analisado, dos quais 47 trabalhos abordaram o tema Terra e Universo. Identificou-se que as Sequências Didáticas (n=11), Atividades Práticas (n=8) e TDIC (n=7) foram as estratégias de ensino mais trabalhadas para o tema. Quanto aos conteúdos abordados, verificou-se que os assuntos de Astronomia (n=13), Água no Planeta Terra (n=10) e Educação Ambiental para preservação dos recursos naturais (n=9) foram os assuntos mais abordados. Ademais, do total de trabalhos analisados 18 deles possuem uma perspectiva interdisciplinar, 5 trabalhos envolvem a Educação Inclusiva, sendo a maioria dos trabalhos (n=37) voltada para o Ensino Fundamental. Os resultados da análise serviram de base para a organização do Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Terra e Universo, que é composto pelo compilado dos produtos educacionais sistematizados na pesquisa sendo um produto decorrente dela. Consideramos que a divulgação e utilização do catálogo digital irá contribuir para a disseminação da produção acadêmica, qualificação da prática docente e para a melhoria do ensino na educação básica, além de ser uma ferramenta para a alfabetização científica de crianças, adultos e adolescentes em temas do eixo Terra e Universo e Astronomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID739_TB233_17092022122708.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA LETÍCIA LINS COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.lins.costa@braganca" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 86805 "edicao_id" => 216 "trabalho_id" => 233 "inscrito_id" => 739 "titulo" => "ANÁLISE E PRODUÇÃO DE CATÁLOGO DIGITAL NO TEMA TERRA E UNIVERSO PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "A presente pesquisa teve como objetivo sistematizar e analisar a produção acadêmica dos mestrados profissionais em Ensino de Ciências (2010-2019) para produção de catálogo digital de produtos educacionais sobre o foco temático Terra e Universo. A primeira etapa da metodologia da pesquisa consistiu em uma pesquisa bibliográfica, na qual foi realizado levantamento e sistematização da produção acadêmica de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências, no período de 2010 a 2019, por meio de pesquisa nos endereços eletrônicos de 36 programas de pós-graduação. Na segunda fase ocorreu a produção do Catálogo Digital no tema Terra e Universo identificados na fase 1, com a editoração e diagramação pelo aplicativo Canva. Como resultados, foram identificados 1.017 trabalhos no período analisado, dos quais 47 trabalhos abordaram o tema Terra e Universo. Identificou-se que as Sequências Didáticas (n=11), Atividades Práticas (n=8) e TDIC (n=7) foram as estratégias de ensino mais trabalhadas para o tema. Quanto aos conteúdos abordados, verificou-se que os assuntos de Astronomia (n=13), Água no Planeta Terra (n=10) e Educação Ambiental para preservação dos recursos naturais (n=9) foram os assuntos mais abordados. Ademais, do total de trabalhos analisados 18 deles possuem uma perspectiva interdisciplinar, 5 trabalhos envolvem a Educação Inclusiva, sendo a maioria dos trabalhos (n=37) voltada para o Ensino Fundamental. Os resultados da análise serviram de base para a organização do Catálogo Digital de Produtos Educacionais sobre Terra e Universo, que é composto pelo compilado dos produtos educacionais sistematizados na pesquisa sendo um produto decorrente dela. Consideramos que a divulgação e utilização do catálogo digital irá contribuir para a disseminação da produção acadêmica, qualificação da prática docente e para a melhoria do ensino na educação básica, além de ser uma ferramenta para a alfabetização científica de crianças, adultos e adolescentes em temas do eixo Terra e Universo e Astronomia." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa em Ensino de Ciências (Biologia, Química, Física) e Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD4_ID739_TB233_17092022122708.pdf" "created_at" => "2022-09-23 09:54:15" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA LETÍCIA LINS COSTA" "autor_nome_curto" => "PAULA" "autor_email" => "paula.lins.costa@braganca" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => null "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC" "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg" "data_publicacao" => "2022-09-29" "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }