A pesquisa é algo intrínseco ao surgimento da Educação Matemática (EM). A mesma tem sua gênese no olhar voltado à sala de aula de matemática e os fatores que influenciam direto e indiretamente o processo de ensino e aprendizagem da Matemática. Neste artigo discutiremos os diversos aspectos da pesquisa em EM no que tange as relações entre o desenvolvimento profissional, a pesquisa e prática educativa. Tratadas de forma qualitativa, as pesquisas desenvolvidas no campo social da EM também são classificadas no âmbito da pesquisa educacional. Trazemos à tona a importância da pesquisa desenvolvida pelo professor que está na sala de aula da educação básica, tendo os resultados refletidos na própria prática educativa. Pois, sentem-se a necessidade de um retorno dos resultados das pesquisas acadêmicas para os ambientes educacionais onde elas foram desenvolvidas. Toda a discussão será embasada em pesquisadores da EM. De modo geral, para fazer pesquisa em EM hoje é necessária uma reflexão sobre os aspectos aqui discutidos, não como uma receita, mas conscientizando-se da necessidade de fazer com que a pesquisa seja realizada na sala de aula e seja a mesma receptora dos resultados, sejam eles positivos ou não. A valorização da pesquisa seja de origem acadêmica ou escolar, merecem ter a mesma credibilidade no meio científico, sempre buscando respostas que contribuam para a prática educativa na sala de aula de matemática. Sendo assim, o professor vai se desenvolvendo profissionalmente como pesquisador, desenvolvendo um olhar cada vez mais crítico e reflexivo sobre a sua prática pedagógica, sendo o mesmo o primeiro a se beneficiar dos resultados de suas pesquisas e tendo a oportunidade de disseminar o conhecimento, contribuindo com as práticas educativas de outros professores de matemática, até mesmo estimulando outros professores a desenvolverem o ato de pesquisa na sala de aula de matemática.