Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A MONITORIA EM QUÍMICA INORGÂNICA DESCRITIVA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS DE COVID-19

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Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

De acordo com relatório de monitoramento, realizado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, 192 países suspenderam as atividades escolares como medida preventiva ao avanço da pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19). Com a interrupção aproximadamente 1,5 bilhão de estudantes ficaram sem aulas presenciais. As atividades de monitoria têm por objetivo auxiliar os aprendizes na busca de soluções para as dificuldades existentes no decurso do seu processo de aprendizagem de Química Inorgânica Descritiva, através da discussão dos conteúdos abordados durante as aulas. O professor, juntamente com os monitores, definiu como seria traçado o processo de ensino, visando o desenvolvimento satisfatório das aulas. Dentre as atividades houve a apresentação à turma, onde os monitores conheceram os alunos da turma do noturno, mencionaram os horários de atendimento e disponibilizaram o seus e-mails e telefones para contato; criação de um grupo de WhatsApp: os alunos matriculados na disciplina criaram um grupo para que pudéssemos manter um diálogo sobre possíveis dúvidas referentes à disciplina, como forma de facilitar a comunicação por parte de todos; atividades pedagógicas: Plantão de dúvidas relacionado ao conteúdo ministrado usando a plataforma Google Meet; resolução de listas de exercícios propostos, as quais serviram de base para os exercícios de verificação da aprendizagem. Foi analisado o desempenho dos estudantes durante quatro períodos letivos, analisando a contribuição dos monitores na melhoria do processo de ensino-aprendizagem. Desta forma a monitoria permitiu: a possibilidade do desenvolvimento e inovação de metodologias e experiências didático-pedagógicas; a promoção da inclusão e a acessibilidade didático-pedagógica; a promoção de melhorias nos indicadores de eficiência dos cursos de graduação; a promoção da cooperação acadêmica entre discentes e docentes, além de propiciar ao aluno de graduação a possibilidade de aperfeiçoar seu potencial didático-pedagógico e acadêmico.

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