Artigo Anais do VII CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

VIDEOAULA & ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE PERIÓDICOS QUALIS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) AT 02 - Pesquisa em Educação
"2022-09-29" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 87111
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 574
    "inscrito_id" => 1140
    "titulo" => "VIDEOAULA & ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE PERIÓDICOS QUALIS"
    "resumo" => "Atualmente, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs), que são conjuntos de recursos tecnológicos, se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Com o surgimento e a alta utilização destas tecnologias, principalmente devido ao cenário pandêmico, vivemos hoje uma nova realidade, uma nova comunicação e um novo modelo de ensino, onde professores e alunos tendem a se adequar ao uso destes meios para fins didáticos educativos. Diante deste cenário, as videoaulas, exemplos de TICs, vem sendo cada vez mais utilizada como recurso didático, sobretudo no ensino remoto e/ou híbrido. Para Moran, elas são sensoriais, visuais, linguagem falada, musical e escrita, proporcionando e enfatizando a possibilidade de mostrar e informar a objetividade, qualidade e clareza do objeto do conhecimento em estudo, auxiliando na eficiência da aprendizagem significativa e em uma linguagem de maior alcance a todos os discentes, além também de trazer uma maior proximidade dos alunos desta atual geração, visto que possuem uma maior familiaridade, proximidade e interesse com recursos tecnológicos, especialmente com a imersão em vídeos. Desse modo, a presente pesquisa tem carácter exploratório com aplicação de levantamento bibliográfico utilizando as palavras-chaves “videoaula” e “vídeo” a partir da análise de dois periódicos Qualis (A2 e A3) com publicações entre 2018 e 2022, provenientes da classificação da lista disponibilizada pela plataforma Sucupira, com a finalidade de promover o levantamento e contribuir com a reflexão a respeito do uso e potencial das videoaulas no ensino de Ciências. Em síntese, os resultados apresentaram apenas dez artigos contendo a palavra-chave “videoaula” e vinte estudos com “vídeo” oriundos do universo de 314 analisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1140_TB574_11072022190159.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DE NAZARÉ DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE N."
    "autor_email" => "caroline_silva_001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 87111
    "edicao_id" => 216
    "trabalho_id" => 574
    "inscrito_id" => 1140
    "titulo" => "VIDEOAULA & ENSINO DE CIÊNCIAS: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO A PARTIR DE PERIÓDICOS QUALIS"
    "resumo" => "Atualmente, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs), que são conjuntos de recursos tecnológicos, se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Com o surgimento e a alta utilização destas tecnologias, principalmente devido ao cenário pandêmico, vivemos hoje uma nova realidade, uma nova comunicação e um novo modelo de ensino, onde professores e alunos tendem a se adequar ao uso destes meios para fins didáticos educativos. Diante deste cenário, as videoaulas, exemplos de TICs, vem sendo cada vez mais utilizada como recurso didático, sobretudo no ensino remoto e/ou híbrido. Para Moran, elas são sensoriais, visuais, linguagem falada, musical e escrita, proporcionando e enfatizando a possibilidade de mostrar e informar a objetividade, qualidade e clareza do objeto do conhecimento em estudo, auxiliando na eficiência da aprendizagem significativa e em uma linguagem de maior alcance a todos os discentes, além também de trazer uma maior proximidade dos alunos desta atual geração, visto que possuem uma maior familiaridade, proximidade e interesse com recursos tecnológicos, especialmente com a imersão em vídeos. Desse modo, a presente pesquisa tem carácter exploratório com aplicação de levantamento bibliográfico utilizando as palavras-chaves “videoaula” e “vídeo” a partir da análise de dois periódicos Qualis (A2 e A3) com publicações entre 2018 e 2022, provenientes da classificação da lista disponibilizada pela plataforma Sucupira, com a finalidade de promover o levantamento e contribuir com a reflexão a respeito do uso e potencial das videoaulas no ensino de Ciências. Em síntese, os resultados apresentaram apenas dez artigos contendo a palavra-chave “videoaula” e vinte estudos com “vídeo” oriundos do universo de 314 analisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 02 - Pesquisa em Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV177_MD1_ID1140_TB574_11072022190159.pdf"
    "created_at" => "2022-09-23 09:54:15"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINE DE NAZARÉ DOS SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINE N."
    "autor_email" => "caroline_silva_001@hotmai"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)"
    "autor_imagem" => null
    "edicao_url" => "anais-do-vii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais do VII CONAPESC"
    "edicao_evento" => "VII Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6335f224d0beb_29092022162940.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-09-29"
    "edicao_publicada_em" => "2022-04-26 11:28:16"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de setembro de 2022

Resumo

Atualmente, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs), que são conjuntos de recursos tecnológicos, se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Com o surgimento e a alta utilização destas tecnologias, principalmente devido ao cenário pandêmico, vivemos hoje uma nova realidade, uma nova comunicação e um novo modelo de ensino, onde professores e alunos tendem a se adequar ao uso destes meios para fins didáticos educativos. Diante deste cenário, as videoaulas, exemplos de TICs, vem sendo cada vez mais utilizada como recurso didático, sobretudo no ensino remoto e/ou híbrido. Para Moran, elas são sensoriais, visuais, linguagem falada, musical e escrita, proporcionando e enfatizando a possibilidade de mostrar e informar a objetividade, qualidade e clareza do objeto do conhecimento em estudo, auxiliando na eficiência da aprendizagem significativa e em uma linguagem de maior alcance a todos os discentes, além também de trazer uma maior proximidade dos alunos desta atual geração, visto que possuem uma maior familiaridade, proximidade e interesse com recursos tecnológicos, especialmente com a imersão em vídeos. Desse modo, a presente pesquisa tem carácter exploratório com aplicação de levantamento bibliográfico utilizando as palavras-chaves “videoaula” e “vídeo” a partir da análise de dois periódicos Qualis (A2 e A3) com publicações entre 2018 e 2022, provenientes da classificação da lista disponibilizada pela plataforma Sucupira, com a finalidade de promover o levantamento e contribuir com a reflexão a respeito do uso e potencial das videoaulas no ensino de Ciências. Em síntese, os resultados apresentaram apenas dez artigos contendo a palavra-chave “videoaula” e vinte estudos com “vídeo” oriundos do universo de 314 analisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.