Atualmente, o uso das Tecnologias Digitais de Informação e de Comunicação (TDICs), que são conjuntos de recursos tecnológicos, se encontram cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Com o surgimento e a alta utilização destas tecnologias, principalmente devido ao cenário pandêmico, vivemos hoje uma nova realidade, uma nova comunicação e um novo modelo de ensino, onde professores e alunos tendem a se adequar ao uso destes meios para fins didáticos educativos. Diante deste cenário, as videoaulas, exemplos de TICs, vem sendo cada vez mais utilizada como recurso didático, sobretudo no ensino remoto e/ou híbrido. Para Moran, elas são sensoriais, visuais, linguagem falada, musical e escrita, proporcionando e enfatizando a possibilidade de mostrar e informar a objetividade, qualidade e clareza do objeto do conhecimento em estudo, auxiliando na eficiência da aprendizagem significativa e em uma linguagem de maior alcance a todos os discentes, além também de trazer uma maior proximidade dos alunos desta atual geração, visto que possuem uma maior familiaridade, proximidade e interesse com recursos tecnológicos, especialmente com a imersão em vídeos. Desse modo, a presente pesquisa tem carácter exploratório com aplicação de levantamento bibliográfico utilizando as palavras-chaves “videoaula” e “vídeo” a partir da análise de dois periódicos Qualis (A2 e A3) com publicações entre 2018 e 2022, provenientes da classificação da lista disponibilizada pela plataforma Sucupira, com a finalidade de promover o levantamento e contribuir com a reflexão a respeito do uso e potencial das videoaulas no ensino de Ciências. Em síntese, os resultados apresentaram apenas dez artigos contendo a palavra-chave “videoaula” e vinte estudos com “vídeo” oriundos do universo de 314 analisados.