O trabalho ora apresentado objetiva discutir a importância da pesquisa, do estágio supervisionado e das principais categorias geográficas para a formação do licenciado em Geografia. O mesmo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica e dos conhecimentos práticos adquiridos durante o processo de formação docente. O espaço geográfico é uma instância em constante transformação, desse modo, as abordagens, conteúdos, métodos e metodologias do ensino dessa ciência necessitam de uma constante readequação para atender as necessidades dos educandos. Os conhecimentos a respeito das categorias geográficas são imprescindíveis para se fazer algumas análises do objeto de estudo da ciência geográfica. A dinâmica da sala de aula e da escola tem se constituído como um processo complexo, que exige do professor não apenas o domínio dos conteúdos formais e da aplicação de recursos didáticos, mas se faz necessário inserir a pesquisa no trabalho docente. Dessa forma, busca-se um maior conhecimento sobre o ambiente escolar, das dificuldades dos alunos. O estágio supervisionado é uma importante etapa no processo de formação docente e deve contribuir para que o estagiário possa estabelecer a relação teoria-prática. O domínio do conteúdo formal da ciência geográfica e o conhecimento dos recursos didáticos utilizáveis em sala de aula, se descolados da realidade escolar, não constituem, em si, arcabouço teórico-metodológico para atender as necessidades atuais da escola. Assim, a pesquisa escolar na formação inicial é primordial para instrumentalizar o professor no diagnóstico da realidade escolar e na busca de alternativas metodológicas para superar determinadas dificuldades que permeiam os sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.