Este artigo tem como objetivo apresentar resultados de uma pesquisa realizada para Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com uma discente deficiente visual do curso de Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Como recursos metodológicos utilizamos uma entrevista semi-estruturada e observação participante. Os principais teóricos utilizados foram Mosquera (2010) Ochaita & Rosa (1995) e Bardin (1977). Com esta pesquisa, constatamos que é muito importante a capacitação de professores no ensino regular para atender o alunado com ou sem deficiência. Pois, pela falta de capacitação, a entrevistada foi excluída da sala de aula. Além disso, verificamos que a família não contribuiu para que a entrevistada prosseguisse nos estudos, pois não tinham informações concretas que com a deficiência visual, o ser humano consegue se desenvolver cognitivamente, socialmente e fisicamente. Desse modo, nem os professores nem a família da discente, conseguiram contribuir com seu sucesso escolar e acadêmico. O término do ensino básico, ocorreu com ajuda do Instituto dos Cegos em Campina Grande – PB, onde encontrou professores capacitados para lidar com sua deficiência. Compreendemos que inclusão escolar, possibilita que a pessoa com deficiência, possa estar inserida em um ambiente que favoreça o seu desenvolvimento com recursos adaptados à sua deficiência, mostrando que a aprendizagem não é para alguns, é para todos. Exemplo disso, foi seu ingresso no ensino superior, que apesar de suas dificuldades conseguiu seguir adiante nos estudos.