Artigo Anais do VIII ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

POR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL PAUTADA NAS PEDAGOGIAS DA HOSPITALIDADE E DA CONVIVÊNCIA

Palavra-chaves: HOSPITALIDADE, CONVIVENCIA, INTERCULTURALIDADE, PEDAGOGIA, Comunicação Oral (CO) ET 06: Cidadania, Direitos Humanos e Interculturalidade
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DE ACORDO COM PEREIRA E SALGUEIRO (2020, P. 67), AINDA QUE XESÚS JARES E ISABEL BAPTISTA NUNCA TENHAM DIALOGADO DIRETAMENTE EM SUAS OBRAS, É EVIDENTE QUE SUAS TEORIAS POSSAM GERAR DIVERSAS PROXIMIDADES E REFLEXÕES COMUNS. OS MODELOS PEDAGÓGICOS PROPOSTOS PELAS PEDAGOGIAS DA CONVIVÊNCIA E DA HOSPITALIDADE POSSUEM DIVERSOS ASPECTOS EM ACORDO, TAIS COMO, A DEFESA DE UMA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA E O RECONHECIMENTO DOS DIREITOS HUMANOS COMO CHAVE PARA O COMPROMISSO ÉTICO DA EDUCAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS. DESSA FORMA, ESTA DISCUSSÃO USARÁ COMO FUNDAMENTAÇÃO A ARTICULAÇÃO ENTRE O CAMPO DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE (BAPTISTA, 2005) E DA CONVIVÊNCIA (JARES, 2008), NA QUAL AMBAS, PAUTADAS EM MARCOS REGULADORES DE RESPEITO EM RELAÇÃO À ALTERIDADE E AS FORMAS DE RELAÇÃO COM O OUTRO, EVIDENCIAM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIETÁRIAS, PORQUE PARA JARES, TODA CONVIVÊNCIA É REGIDA POR DETERMINADO MARCO REGULADOR DE NORMAS E VALORES (PEREIRA;SALGUEIRO, 2020, P. 69).DESSE MODO, NO ATO DE EDUCAR E CONVIVER, A PRÁTICA DE “ESTÁ AO LADO” DE MODO ESTRITO NÃO É SUFICIENTE. XESUS ACENTUA QUE É NECESSÁRIO  UMA CONVIVÊNCIA BASEADA EM NORMAS DETERMINADAS, QUE VALHAM DE VALORES DEMOCRÁTICOS E HUMANIZADORES, ENQUANTO QUE BAPTISTA, DENTRO DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE, EXPÕE QUE O FATOR DETERMINANTE SOBRE A FORMA QUE VAMOS NOS RELACIONAR COM OUTRO, ESTÁ FORTEMENTE LIGADO À CONCEPÇÃO QUE TEMOS SOBRE O OUTRO, OU SEJA, ELA APONTA PARA A NECESSIDADE DE UMA CRENÇA POSITIVA SOBRE A ALTERIDADE: “A FORMA QUE EQUACIONAMOS A RELAÇÃO COM OS OUTROS DEPENDE MUITO DA CONCEPÇÃO DE ‘OUTRO’ QUE TIVERMOS EM REFERÊNCIA. O OUTRO É UMA AMEAÇA, UM INIMIGO EM POTENCIAL, ALGUÉM QUE SIMPLESMENTE TOLERAMOS, OU PELO CONTRÁRIO, É ALGUÉM QUE SÓ POR EFEITO DA SUA ENTRADA NA ESFERA DA NOSSA MESMIDADE, REPRESENTA UMA MAIS-VALIA, UMA OCASIÃO DE ENRIQUECIMENTO PESSOAL?” (2005, P. 45). AINDA QUE A PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA E A PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE ESTABELEÇAM VARIADOS ENCONTROS NO MEIO DE SEUS CAMINHOS, É IMPORTANTE DESTACAR QUE SEUS MODELOS DE CONVIVÊNCIA POSSUEM IMPORTANTES DIFERENÇAS. O MODELO DE CONVIVÊNCIA DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE PARTE EM GRANDE MEDIDA DA ALTERIDADE EXISTENTE NA RELAÇÃO ENTRE O “EU” E O “OUTRO”, JÁ NA PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA, O CONFLITO QUE É TIDO COMO ALGO INEVITÁVEL, DEVIDO A HETEROGENEIDADE DA SOCIEDADE, É MEDIADO SE TORNANDO PARA SE TORNAR UMA FERRAMENTA PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA. COMO DESTACA A AUTORA, “FACE A OUTRA PESSOA ESTAMOS SEMPRE A APRENDER. RELACIONARMO-NOS COM OUTRO SER HUMANO SIGNIFICA ENTRAR EM CONTATO COM OUTRAS VIVÊNCIAS, OUTRAS MEMÓRIAS, OUTRAS MÁGOAS, OUTROS SONHOS” (BAPTISTA, 2005, P. 62). A VISTA DISSO, VISANDO CONSTRUIR UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL, REAFIRMAMOS A IMPORTÂNCIA DA DESCONSTRUÇÃO DE ESTIGMAS NEGATIVOS IMPOSTOS AO OUTRO, NÃO SOMENTE NAS ESFERAS EDUCACIONAIS, MAS TAMBÉM EM TODOS OS OUTROS ESPAÇOS DA SOCIEDADE. A PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE E A PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA SE APRESENTAM COMO FUNDAMENTAÇÕES POTENTES QUE VISAM ROMPER COM O PENSAMENTO INDIVIDUALISTA DA MODERNIDADE E REAFIRMAM QUE A LIBERDADE SÓ EXISTE REALMENTE, QUANDO TODOS OS SUJEITOS ESSES PARTICIPAM DA MESMA ESFERA DE CONVIVÊNCIA QUE OUTRO ALGUÉM. O SOCIÓLOGO RICHARD SENNET (2012), AO FALAR SOBRE OS MODOS DE COOPERAÇÃO, MOSTRA QUE A SOCIEDADE MODERNA DEBILITOU A COOPERAÇÃO À SUA MANEIRA, ONDE OS SUJEITOS ACABAM PERDENDO A CAPACIDADE DE LIDAR E CONVIVER COM AS DIFERENÇAS, SE REDUZINDO A PRÁTICAS E RELAÇÕES TRIBALISTAS. FALAMOS DE UMA MODERNIDADE, ONDE O INDIVIDUALISMO TEM EXTENUADO AS PRÁTICAS DE CONVIVÊNCIA, LIMITANDO ASSIM AS PRÁTICAS DE ACOLHIMENTO. SURGE-NOS ENTÃO, O DESAFIO DE ROMPER COM O MURO DA INDIVIDUALIDADE E CONSTRUIR LAÇOS DE PROXIMIDADE, PARA QUE O ATO DE "ESTAR, FAZER E SER" COM O OUTRO SEJA AUTÊNTICO. PORTANTO, TORNA-SE FUNDAMENTAL A CONTINUIDADE DOS DEBATES SOBRE A TEMÁTICA DA CONVIVÊNCIA, HOSPITALIDADE E INTERCULTURALIDADE. DESENVOLVER ESSES PONTOS TANTO NA FORMAÇÃO HUMANA PARA AS RELAÇÕES SOCIAIS, QUANTO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA, PODE SER UM DOS CAMINHOS PARA QUE ESSAS TEMÁTICAS ESTEJAM PRESENTES EM ESPAÇOS PLURAIS DA SOCIEDADE, FICANDO, ASSIM, MAIS PRÓXIMOS DA CONSTRUÇÃO DE ESPAÇOS DEMOCRÁTICOS NO QUAL O DIÁLOGO PODERÁ PROPORCIONAR UMA CONVIVÊNCIA DEMOCRÁTICA E INTERACIONAL, A FIM DE CONSTRUIR UMA SOCIEDADE BASEADA NOS DIREITOS HUMANOS, NA CULTURA DE RESPEITO DIANTE DAS DIVERSIDADES CULTURAIS."
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Publicado em 06 de abril de 2022

Resumo

O BRASIL, SEGUNDO FLEURI (2002), DEVIDO AO FATO DA SOCIEDADE SER, HISTORICAMENTE, MULTIÉTNICA E CULTURALMENTE HÍBRIDA, ACABA POR ENFRENTAR DESAFIOS NA ESFERA POLÍTICA PARA PROMOVER A IGUALDADE DE DIREITOS PARA E OPORTUNIDADES PARA GRUPOS; NA ESFERA SOCIAL PARA FAVORECER O DESENVOLVIMENTO AUTÔNOMO DE SUJEITOS INDIVIDUAIS OU COLETIVOS, VISANDO CONSTRUIR UMA RELAÇÃO DE SOLIDARIEDADE; E POR FIM O DESAFIO ENCONTRADO NO MEIO EDUCACIONAL É DESENVOLVER A DISPOSIÇÃO PARA EXPLICAR E RESOLVER OS CONFLITOS. NESSE SENTIDO, ESTE PROJETO DE FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, TEM COMO OBJETIVO GERAL APRESENTAR AS POTENCIALIDADES DAS PEDAGOGIAS DA HOSPITALIDADE E DA CONVIVÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTERCULTURAL. ENTENDENDO A INTERCULTURALIDADE COMO ALGO NECESSÁRIO, ONDE SE OBJETIVA NÃO APENAS A CONVIVÊNCIA TOLERANTE, MAS TAMBÉM A INTERAÇÃO ENTRE TAIS CULTURAS, SEM QUE ISSO REPRESENTE A PERDA SOBRE SEU ESPAÇO OU O DOMÍNIO DE UMA CULTURA SOBRE A OUTRA. 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DESSA FORMA, ESTA DISCUSSÃO USARÁ COMO FUNDAMENTAÇÃO A ARTICULAÇÃO ENTRE O CAMPO DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE (BAPTISTA, 2005) E DA CONVIVÊNCIA (JARES, 2008), NA QUAL AMBAS, PAUTADAS EM MARCOS REGULADORES DE RESPEITO EM RELAÇÃO À ALTERIDADE E AS FORMAS DE RELAÇÃO COM O OUTRO, EVIDENCIAM UM CONJUNTO DE PRÁTICAS NECESSÁRIAS PARA UMA EDUCAÇÃO QUE PROMOVE O RECONHECIMENTO E A VALORIZAÇÃO DA DIVERSIDADE, ASSIM COMO O DESENVOLVIMENTO DA CAPACIDADE DAS INTERAÇÕES SOCIETÁRIAS, PORQUE PARA JARES, TODA CONVIVÊNCIA É REGIDA POR DETERMINADO MARCO REGULADOR DE NORMAS E VALORES (PEREIRA;SALGUEIRO, 2020, P. 69).DESSE MODO, NO ATO DE EDUCAR E CONVIVER, A PRÁTICA DE “ESTÁ AO LADO” DE MODO ESTRITO NÃO É SUFICIENTE. XESUS ACENTUA QUE É NECESSÁRIO UMA CONVIVÊNCIA BASEADA EM NORMAS DETERMINADAS, QUE VALHAM DE VALORES DEMOCRÁTICOS E HUMANIZADORES, ENQUANTO QUE BAPTISTA, DENTRO DA PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE, EXPÕE QUE O FATOR DETERMINANTE SOBRE A FORMA QUE VAMOS NOS RELACIONAR COM OUTRO, ESTÁ FORTEMENTE LIGADO À CONCEPÇÃO QUE TEMOS SOBRE O OUTRO, OU SEJA, ELA APONTA PARA A NECESSIDADE DE UMA CRENÇA POSITIVA SOBRE A ALTERIDADE: “A FORMA QUE EQUACIONAMOS A RELAÇÃO COM OS OUTROS DEPENDE MUITO DA CONCEPÇÃO DE ‘OUTRO’ QUE TIVERMOS EM REFERÊNCIA. O OUTRO É UMA AMEAÇA, UM INIMIGO EM POTENCIAL, ALGUÉM QUE SIMPLESMENTE TOLERAMOS, OU PELO CONTRÁRIO, É ALGUÉM QUE SÓ POR EFEITO DA SUA ENTRADA NA ESFERA DA NOSSA MESMIDADE, REPRESENTA UMA MAIS-VALIA, UMA OCASIÃO DE ENRIQUECIMENTO PESSOAL?” (2005, P. 45). AINDA QUE A PEDAGOGIA DA CONVIVÊNCIA E A PEDAGOGIA DA HOSPITALIDADE ESTABELEÇAM VARIADOS ENCONTROS NO MEIO DE SEUS CAMINHOS, É IMPORTANTE DESTACAR QUE SEUS MODELOS DE CONVIVÊNCIA POSSUEM IMPORTANTES DIFERENÇAS. 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