USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO DAS LEIS DE NEWTON NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO FÍSICA - ARARUNA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85386 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 291 "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO DAS LEIS DE NEWTON NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO FÍSICA - ARARUNA" "resumo" => "VIVEMOS EM UM CENÁRIO ATÍPICO PARA A DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO BRASIL, ESPECIALMENTE PARA O ENSINO DE FÍSICA. COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS ADOTADAS EM 2020, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E UM NOVO MODELO DE ENSINO, O REMOTO, FOI PROPOSTO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO UMA SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE AO ENSINO NO PAÍS, O QUE EXIGIU DO PROFESSOR O APRIMORAMENTO. COM ISSO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON DA MECÂNICA, NO CONTEXTO DE ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19. A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA E APLICADA JUNTO AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. FORAM APRESENTADOS EXPERIMENTOS DE MANEIRA DEMONSTRATIVA, UTILIZANDO A ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS A RESPEITO DO TEMA. PARA A NOSSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, OS EXPERIMENTOS APRESENTADOS TROUXERAM O CONCEITO DE FORÇA, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE, FORÇA PESO E TAMBÉM DA FORÇA DE ATRITO, DIANTE DOS EXPERIMENTOS, QUESTIONÁRIOS E DISCUSSÕES PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM COMPREENDER BEM O CONCEITO DOS ASSUNTOS, E ASSIM CONCLUÍMOS QUE ESSE TRABALHO PERMITIU AOS DISCENTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA RELATAR A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOB A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "SEQUENCIA DIDÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID291_10032022223646.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL " "autor_email" => "francisco.anjos@aluno.uep" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85386 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 232 "inscrito_id" => 291 "titulo" => "USO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO DAS LEIS DE NEWTON NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO FÍSICA - ARARUNA" "resumo" => "VIVEMOS EM UM CENÁRIO ATÍPICO PARA A DESENVOLVIMENTO DO ENSINO NO BRASIL, ESPECIALMENTE PARA O ENSINO DE FÍSICA. COM AS MEDIDAS SANITÁRIAS ADOTADAS EM 2020, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS E UM NOVO MODELO DE ENSINO, O REMOTO, FOI PROPOSTO TAMBÉM PARA A EDUCAÇÃO PÚBLICA COMO UMA SOLUÇÃO DE CONTINUIDADE AO ENSINO NO PAÍS, O QUE EXIGIU DO PROFESSOR O APRIMORAMENTO. COM ISSO O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO RELATAR O DESENVOLVIMENTO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DAS LEIS DE NEWTON DA MECÂNICA, NO CONTEXTO DE ADAPTAÇÃO PARA O ENSINO REMOTO NO PERÍODO DE ENFRENTAMENTO DA COVID-19. A CONSTRUÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA FOI DESENVOLVIDA DE FORMA REMOTA E APLICADA JUNTO AOS ALUNOS DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO. FORAM APRESENTADOS EXPERIMENTOS DE MANEIRA DEMONSTRATIVA, UTILIZANDO A ABORDAGEM INVESTIGATIVA PARA IDENTIFICAR AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS DOS ALUNOS A RESPEITO DO TEMA. PARA A NOSSA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, OS EXPERIMENTOS APRESENTADOS TROUXERAM O CONCEITO DE FORÇA, ACELERAÇÃO DA GRAVIDADE, FORÇA PESO E TAMBÉM DA FORÇA DE ATRITO, DIANTE DOS EXPERIMENTOS, QUESTIONÁRIOS E DISCUSSÕES PERCEBEMOS QUE OS ESTUDANTES CONSEGUIRAM COMPREENDER BEM O CONCEITO DOS ASSUNTOS, E ASSIM CONCLUÍMOS QUE ESSE TRABALHO PERMITIU AOS DISCENTES DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA RELATAR A INFLUÊNCIA DO PLANEJAMENTO DE ENSINO, SOB A CONSTRUÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO REMOTO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04: Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente" "palavra_chave" => "SEQUENCIA DIDÁTICA, RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, FÍSICA, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA4_ID291_10032022223646.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DANIEL DOS ANJOS" "autor_nome_curto" => "DANIEL " "autor_email" => "francisco.anjos@aluno.uep" "autor_ies" => "UEPB " "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }