ESTE TRABALHO SE PROPÕE A APRESENTAR AS EXPERIÊNCIAS DOS RESIDENTES EM EVENTO REALIZADO DURANTE A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, SUBPROJETO HISTÓRIA, CAMPUS I DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA, CAMPINA GRANDE – PB. NO QUAL, FOI REALIZADA A UTILIZAÇÃO DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS PARA DISCUTIR E PROBLEMATIZAR EM SALA DE AULA, VIA GOOGLE MEET, A IMAGEM DO NEGRO EM PRODUÇÕES DO GÊNERO, SOBRETUDO NA CONSTRUÇÃO DE PERSONAGENS NEGROS NA LITERATURA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS E OS IMPACTOS DO RACISMO NA COMPOSIÇÃO DESTES. TRATA-SE ENTÃO DE UM RELATO NO QUAL SERÃO EXPOSTAS AS METODOLOGIAS E DISCUSSÕES TRABALHADAS EM SALA DE AULA BEM COMO AS BASES E APARATOS TEÓRICOS CONSTRUÍDOS ATRAVÉS DE PESQUISAS NA ÁREA, SOBRETUDO NOS TRABALHOS DE GOMES E SILVA (2021) E LOPES (2012).NOSSA PROPOSTA, É DISCUTIR ALGUNS DOS MECANISMOS DESENVOLVIDOS NA CONSTRUÇÃO DO GÊNERO QUE LEVARAM AO APAGAMENTO E SILENCIAMENTO DA NEGRITUDE NO GÊNERO, ATRAVÉS DE CARICATURAS, SILENCIAMENTOS E ASSOCIAÇÕES À CRIMINALIDADE. A FIM DE MUNIR O ALUNADO DA CRITICIDADE NECESSÁRIA PARA IDENTIFICAR TAIS MECANISMOS E COMBATE-LOS.