O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE EXTERNAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS ENQUANTO BOLSISTAS RESIDENTES DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-SUBPROJETO DE PEDAGOGIA/CAMPUS III - UEPB (2020-2021). O INTERESSE PELO TEMA SURGIU MEDIANTE NOSSA PARTICIPAÇÃO NESTE PROGRAMA, TENDO POR OBJETIVO DESTACAR AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS, AS EXPERIÊNCIAS DE FORMAÇÃO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS E DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA REALIZADAS DE FORMA REMOTA EM UMA TURMA DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA MARIA DA PIEDADE MEDEIROS PAIVA, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE GUARABIRA/PB. A VIVÊNCIA NA ESCOLA NESSE FORMATO REMOTO NOS TROUXE UMA EXPERIÊNCIA ÍMPAR, NECESSÁRIA A NOSSA FORMAÇÃO, ONDE FORAM PERCEPTÍVEIS AS MUDANÇAS NO CONTEXTO ESCOLAR EM DECORRÊNCIA DO CONTEXTO DE PANDEMIA. PARA TANTO, FORAM CONSULTADOS CARVALHO (1992); GIL (2008); MINAYO (2007); NOVAES (2020); E PIMENTA E LIMA (2006). O ESTUDO BASEOU-SE NO MÉTODO OBSERVACIONAL, ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE, HAVENDO INTERFERÊNCIA DO OBSERVADOR AO AMBIENTE OBSERVADO. CONSTATOU-SE QUE A ESTRATÉGIA ADOTADA COM AS AULAS REMOTAS, RESSALTOU ALGUMAS DESIGUALDADES E DIFICULDADES ENFRENTADAS PELOS PROFESSORES COMO TAMBÉM PELOS FAMILIARES E ALUNOS, MAS COM A UNIÃO FAMÍLIA-ESCOLA É POSSÍVEL MINIMIZAR OS OBSTÁCULOS PARA UMA EDUCAÇÃO ACESSÍVEL A TODOS. CONSTATAMOS AINDA A IMPORTÂNCIA DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS LÚDICOS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.