ESTE TRABALHO REFERE-SE ÀS CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSISTAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PARA DISCENTES DO CURSO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UEPB - CAMPUS PATOS E ALUNOS DOS 2° E 3° ANOS DA ESCOLA ESTADUAL DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO CORIOLANO DE MEDEIROS, TAMBÉM NA CIDADE DE PATOS - PB, DURANTE A PANDEMIA DA COVID 19, NA QUAL HOUVE QUEDA NA PRESENÇA E PARTICIPAÇÃO NAS AULAS NO FORMATO REMOTO E, EM CONSEQUÊNCIA, NO DESENVOLVIMENTO DE SUA APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, O PIBID ATUOU DE FORMA COLABORATIVA, POIS VÁRIOS ESFORÇOS FORAM REALIZADOS NO SENTIDO DE QUE RECUPERASSEM O CONTATO COM A ESCOLA E AS AULAS REMOTAS NO INTUITO DE DIMINUIR OS PREJUÍZOS NA APRENDIZAGEM. NESSE SENTIDO, SER PARTE DA ESCOLA PROPORCIONOU VIVÊNCIAS REAIS PARA OS PIBIDIANOS DANDO-LHES OPORTUNIDADE DE TESTAREM SEUS CONHECIMENTOS, EXPLORAREM NOVAS METODOLOGIAS COMO POR EXEMPLO, O USO DE FERRAMENTAS ONLINES INTERATIVAS, JOGOS, KAHOOT, A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS, DENTRE OUTRAS. POSTURAS QUE BUSCARAM ENRIQUECER E APRIMORAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NAS AULAS DE MATEMÁTICA NA ESCOLA, FUTURO AMBIENTE DE TRABALHO DOS LICENCIANDOS. PROMOVEU-SE ASSIM, INTERAÇÃO DA UNIVERSIDADE COM A COMUNIDADE ESCOLAR, DEMONSTRANDO AVALIAÇÕES POSITIVAS NA MEDIDA EM QUE TANTO PIBIDIANOS QUANTO ESTUDANTES RELATARAM BOAS VIVÊNCIAS E ESTÍMULOS PARA O PROCESSO DE ENSINO - APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA, ESTIMULANDO O PROSSEGUIMENTO NA VIDA ESCOLAR E ACADÊMICA.