O ATO DE PLANEJAR É INDISPENSÁVEL PARA O ENSINO. O FATO É QUE NOS ÚLTIMOS ANOS, NO CENÁRIO DE PANDEMIA, COVID- 19 E SUAS VARIANTES, TIVEMOS QUE APRENDER A PLANEJAR AULAS DE FÍSICA PENSANDO NO “NOVO NORMAL”, SE ADAPTANDO AO USO DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC), NO CONTEXTO DE AULAS REMOTAS. ASSIM, DIANTE DOS DESAFIOS DE PLANEJAR AÇÕES NO CONTEXTO DE PANDEMIA OS ALUNOS BOLSISTAS JUNTAMENTE COM A SUPERVISORA DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) BUSCOU PLANEJAR UM MINICURSO DE ÓPTICA PARA SEREM APLICADOS EM TURMAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, COM ALUNOS DE UMA ESCOLA DA PARAÍBA. A UTILIZAÇÃO DAS TICS, EM VÁRIAS ETAPAS DO PLANEJAMENTO FORAM EXPLORADAS, SE CONFIGURANDO COMO ESTRATÉGIA ACESSÍVEL E PERTINENTE, PARA O MOMENTO, SENDO UTILIZADO PARA PROBLEMATIZAR, SISTEMATIZAR E AVALIAR, SEM PERDER A INTERAÇÃO ENTRE O PROFESSOR E O ESTUDANTE.