COMO CONSEQUÊNCIA DA EXPANSÃO DOS CASOS DE INFECÇÃO PELO VÍRUS SARS-COV-2, A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE -OMS, DECRETOU ESTADO DE EMERGÊNCIA DE SAÚDE PÚBLICA EM JANEIRO DE 2020. EM CONSONÂNCIA COM A OMS O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – MEC, ESTABELECEU QUE AS ATIVIDADES EDUCACIONAIS DEVERIAM PASSAR A SEREM REALIZADAS EM CARÁTER DE ENSINO REMOTO EMERGENCIAL. PORTANTO, O DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA-PIBID NA ÁREA DE QUÍMICA, TEVE SUA IMPLEMENTAÇÃO NA INSTITUIÇÃO DE ENSINO BÁSICO DE MANEIRA REMOTA. COM O INSTITUTO DE AVALIAR A EXPERIENCIA DOS ALUNOS COM AS AULAS MINISTRADAS ATRAVÉS DESSE SISTEMA DE ENSINO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS DE SONDAGEM OBJETIVANDO DETERMINAR SE O ENSINO A (RE) FOI CAPAZ DE PROPORCIONAR A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E AINDA REALIZAR A INVESTIGAÇÃO SE A IMPLEMENTAÇÃO DE OUTROS ARTIFÍCIOS DE ENSINO PODE POSSIBILITAR A APRENDIZAGEM. CONCLUI- SE QUE, AS DIFICULTADAS ENCONTRADAS PELOS ALUNOS DO ENSINO BÁSICO COM O MODELO REMOTO DE ENSINO SÃO VASTAS, DESDE A REDUÇÃO DA ASSIMILAÇÃO DOS CONTEÚDOS ATÉ A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PODE-SE VERIFICAR TAMBÉM QUE COM A UTILIZAÇÃO DOS ARTIFÍCIOS METODOLÓGICOS MAIS DINÂMICOS O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM É MAIS EFICIENTE.