DESENVOLVIMENTO DE APP COLABORATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85391 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE APP COLABORATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OFERECIDO AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS DA UEPB - CAMPUS I, CAMPINA GRANDE, DURANTE 2020-2022, REFERENTES AOS MÓDULOS I, II E III. TENDO COMO BASE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, MOMENTOS DE PLANEJAMENTO E PERÍODOS DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA EM SALA DE AULA, A PARTIR DA OFICINA MOBILE LEARNING: APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONE, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA ESCOLA INTEGRAL CIDADÃ DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA, LOCALIZADA NO BAIRRO DA PRATA, CAMPINA GRANDE - PB. DURANTE A REGÊNCIA, BUSCOU-SE INVESTIGAR AS FORMAS DE MEDIAÇÃO DA PLATAFORMA KODULAR NO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE LÍNGUA INGLESA PARA APARELHOS ANDROID, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, A PLATAFORMA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO IDIOMA. ESTE RELATO PROVÉM DA ANÁLISE QUALITATIVA DAS FASES DE CRIAÇÃO INICIAL E DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO MÓVEL DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM OS ALUNOS EM CONFORMIDADE COM OS CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE A OFICINA OFERECIDA DE MANEIRA REMOTA DURANTE O ANO DE 2021. AO TÉRMINO DA OFICINA, COM O APLICATIVO DESENVOLVIDO E EM FASE DE TESTES PARA LANÇAMENTO, PODE-SE VISUALIZAR POSITIVAMENTE O USO DA PLATAFORMA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E DA LÍNGUA INGLESA, ASSIM COMO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS ALUNOS, COM A PRODUÇÃO DE UM RECURSO DIGITAL GRATUITO DE INGLÊS QUE PODERÁ SER UTILIZADO EM PROL DA SUA APRENDIZAGEM E DA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LÍNGUA INGLESA, PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS, TRABALHO COLABORATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA8_ID133_10032022233325.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FARIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianofariasw@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85391 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 237 "inscrito_id" => 133 "titulo" => "DESENVOLVIMENTO DE APP COLABORATIVO PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA" "resumo" => "ESTE TRABALHO VISA RELATAR AS EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA OFERECIDO AOS ALUNOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS - INGLÊS DA UEPB - CAMPUS I, CAMPINA GRANDE, DURANTE 2020-2022, REFERENTES AOS MÓDULOS I, II E III. TENDO COMO BASE ENCONTROS FORMATIVOS SEMANAIS, MOMENTOS DE PLANEJAMENTO E PERÍODOS DE OBSERVAÇÃO E REGÊNCIA EM SALA DE AULA, A PARTIR DA OFICINA MOBILE LEARNING: APRENDENDO INGLÊS ATRAVÉS DA PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS PARA SMARTPHONE, DESENVOLVIDA COM ALUNOS DA ESCOLA INTEGRAL CIDADÃ DR. ELPÍDIO DE ALMEIDA, LOCALIZADA NO BAIRRO DA PRATA, CAMPINA GRANDE - PB. DURANTE A REGÊNCIA, BUSCOU-SE INVESTIGAR AS FORMAS DE MEDIAÇÃO DA PLATAFORMA KODULAR NO DESENVOLVIMENTO DE UM APLICATIVO DE LÍNGUA INGLESA PARA APARELHOS ANDROID, CONSIDERANDO A INTERAÇÃO ENTRE OS ALUNOS, A PLATAFORMA E O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DO IDIOMA. ESTE RELATO PROVÉM DA ANÁLISE QUALITATIVA DAS FASES DE CRIAÇÃO INICIAL E DESENVOLVIMENTO DO APLICATIVO MÓVEL DESENVOLVIDO EM PARCERIA COM OS ALUNOS EM CONFORMIDADE COM OS CONTEÚDOS PASSADOS DURANTE A OFICINA OFERECIDA DE MANEIRA REMOTA DURANTE O ANO DE 2021. AO TÉRMINO DA OFICINA, COM O APLICATIVO DESENVOLVIDO E EM FASE DE TESTES PARA LANÇAMENTO, PODE-SE VISUALIZAR POSITIVAMENTE O USO DA PLATAFORMA COMO FACILITADORA DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO E DA LÍNGUA INGLESA, ASSIM COMO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIATIVIDADE, AUTONOMIA E DO TRABALHO COLABORATIVO ENTRE OS ALUNOS, COM A PRODUÇÃO DE UM RECURSO DIGITAL GRATUITO DE INGLÊS QUE PODERÁ SER UTILIZADO EM PROL DA SUA APRENDIZAGEM E DA COMUNIDADE ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08: Abordagens em língua inglesa: reflexões e práticas docentes no contexto de formação inicial e continuada" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LÍNGUA INGLESA, PROGRAMAÇÃO DE APLICATIVOS, TRABALHO COLABORATIVO, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA8_ID133_10032022233325.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANO FARIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ADRIANO" "autor_email" => "adrianofariasw@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }