MESMO JOGO, REALIDADES DISTINTAS
"2022-02-17 11:22:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85297 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "MESMO JOGO, REALIDADES DISTINTAS" "resumo" => """ OS JOGOS EDUCATIVOS SÃO FERRAMENTAS QUE EXISTEM A MUITO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, \r\n PERMEANDO DESDE O PERÍODO GREGO ATÉ A ERA DIGITAL ATUAL, E SÃO ESTUDADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE POR \r\n DIVERSOS TEÓRICOS DA ÁREA POR SEU POTENCIAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO COM UM CARÁTER \r\n LÚDICO. NO ENTANTO, O USO ADEQUADO DESSES ARTEFATOS EXIGE BASTANTE CONHECIMENTO E \r\n PLANEJAMENTO POR PARTE DO PROFESSOR, SE ELE DESEJA QUE A FERRAMENTA TENHA BOA EFICIÊNCIA AO \r\n EXPLORAR OS CONHECIMENTOS PELOS ALUNOS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO FOI FAZER USO DE \r\n UM JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. A PESQUISA \r\n TEM CARÁTER QUALITATIVO E BUSCOU DESCREVER AS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS EDUCATIVOS. A AÇÃO FOI \r\n PLANEJADA PARA SER EM AMBIENTE VIRTUAL, ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL NA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE \r\n COVID - 19, UTILIZANDO A PLATAFORMA GRATUITA DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS PERSONALIZÁVEIS \r\n WORDWALL, SEGUIDO DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUALITATIVO COM 5 QUESTÕES OBJETIVAS E 4 \r\n SUBJETIVAS, DESENVOLVIDO NA FERRAMENTA DE FORMULÁRIOS GOOGLE, QUE FOI DISPONIBILIZADO NA SALA \r\n VIRTUAL GOOGLE CLASSROOM E NO GRUPO DE WHATSAPP DAS TURMAS DE 1º E 3º. OS RESULTADOS OBTIDOS \r\n FORAM SATISFATÓRIOS, APRESENTANDO UMA ÓTIMA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO SEGUNDO OS \r\n ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA INTERAÇÃO COM OS JOGOS, NUM \r\n COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PARA UM JOGO SER EFICIENTE ELE PRECISA \r\n SER BEM PLANEJADO PARA ATENDER UMA DEMANDA ESPECÍFICA CONSIDERANDO O PÚBLICO ALVO EM \r\n ESTUDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA, LÚDICO, SALA VIRTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID232_10032022102853.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL SOUZA COSTA " "autor_nome_curto" => "EMANUEL SOUZA " "autor_email" => "manuemanuelsouza@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 85297 "edicao_id" => 202 "trabalho_id" => 142 "inscrito_id" => 232 "titulo" => "MESMO JOGO, REALIDADES DISTINTAS" "resumo" => """ OS JOGOS EDUCATIVOS SÃO FERRAMENTAS QUE EXISTEM A MUITO TEMPO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE, \r\n PERMEANDO DESDE O PERÍODO GREGO ATÉ A ERA DIGITAL ATUAL, E SÃO ESTUDADAS ATÉ OS DIAS DE HOJE POR \r\n DIVERSOS TEÓRICOS DA ÁREA POR SEU POTENCIAL PARA AUXILIAR NO PROCESSO EDUCATIVO COM UM CARÁTER \r\n LÚDICO. NO ENTANTO, O USO ADEQUADO DESSES ARTEFATOS EXIGE BASTANTE CONHECIMENTO E \r\n PLANEJAMENTO POR PARTE DO PROFESSOR, SE ELE DESEJA QUE A FERRAMENTA TENHA BOA EFICIÊNCIA AO \r\n EXPLORAR OS CONHECIMENTOS PELOS ALUNOS. O OBJETIVO PRINCIPAL DESSE TRABALHO FOI FAZER USO DE \r\n UM JOGO EDUCATIVO COMO FERRAMENTA DE REFORÇO PARA A APRENDIZAGEM DE QUÍMICA. A PESQUISA \r\n TEM CARÁTER QUALITATIVO E BUSCOU DESCREVER AS CONTRIBUIÇÕES DE JOGOS EDUCATIVOS. A AÇÃO FOI \r\n PLANEJADA PARA SER EM AMBIENTE VIRTUAL, ALTERNATIVA MAIS VIÁVEL NA SITUAÇÃO DA PANDEMIA DE \r\n COVID - 19, UTILIZANDO A PLATAFORMA GRATUITA DE JOGOS EDUCATIVOS DIGITAIS PERSONALIZÁVEIS \r\n WORDWALL, SEGUIDO DE UM QUESTIONÁRIO AVALIATIVO QUALITATIVO COM 5 QUESTÕES OBJETIVAS E 4 \r\n SUBJETIVAS, DESENVOLVIDO NA FERRAMENTA DE FORMULÁRIOS GOOGLE, QUE FOI DISPONIBILIZADO NA SALA \r\n VIRTUAL GOOGLE CLASSROOM E NO GRUPO DE WHATSAPP DAS TURMAS DE 1º E 3º. OS RESULTADOS OBTIDOS \r\n FORAM SATISFATÓRIOS, APRESENTANDO UMA ÓTIMA CONTRIBUIÇÃO PARA O APRENDIZADO SEGUNDO OS \r\n ALUNOS. NO ENTANTO, OBSERVOU-SE DIFERENÇAS SIGNIFICATIVAS NA INTERAÇÃO COM OS JOGOS, NUM \r\n COMPARATIVO ENTRE AS TURMAS. DESSA FORMA FICA CLARO QUE PARA UM JOGO SER EFICIENTE ELE PRECISA \r\n SER BEM PLANEJADO PARA ATENDER UMA DEMANDA ESPECÍFICA CONSIDERANDO O PÚBLICO ALVO EM \r\n ESTUDO. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 12: Ensino de Química: investigações e vivências da realidade docente na Educação Básica" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, JOGO DIDÁTICO, QUÍMICA, LÚDICO, SALA VIRTUAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV175_MD1_SA12_ID232_10032022102853.pdf" "created_at" => "2022-04-27 09:52:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL SOUZA COSTA " "autor_nome_curto" => "EMANUEL SOUZA " "autor_email" => "manuemanuelsouza@gmail.co" "autor_ies" => "UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-viii-enid---vi-enfoprof---uepb" "edicao_nome" => "Anais VIII ENID & VI ENFOPROF / UEPB" "edicao_evento" => "VIII Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & VI Encontro de Formação de Professores da Educação Básica / UEPB" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/enid/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6294c17ac78d2_30052022100706.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-02-17 11:22:43" "publicacao_id" => 13 "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB" "publicacao_codigo" => "2318-7379" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }